Tão próximos e tão distintos: análise do financiamento educacional em quatro municípios do interior paulista

Autores

  • Bárbara Fernanda de Freitas Universidade de São Paulo
  • José Marcelino de Rezende Pinto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450261171

Palavras-chave:

Financiamento da educação, Fundeb, Gasto por aluno, Complementação, VAAT

Resumo

O artigo analisa as condições de oferta e financiamento da educação em quatro municípios localizados na Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP), interior do Estado de São Paulo, selecionados com base em critérios que buscam abranger a diversidade da região. Dessa forma, os municípios contam com diferentes portes populacionais e socioeconômicos, além de distintas capacidades de geração de receita e padrões de oferta educacional. Foram analisados indicadores como a divisão de responsabilidades no atendimento, o gasto por aluno, a taxa de atendimento, a razão de alunos por turma e a remuneração docente média, considerando o período de vigência inicial do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), entre 2007 e 2020. Os resultados apontam, sobretudo, para as desigualdades no contexto da RMRP, ao passo que evidenciam a complexidade associada às políticas de financiamento da educação e à articulação entre o gasto/aluno e as variáveis analisadas. De todo modo, constatou-se uma relação entre o maior gasto por aluno associado à maior remuneração, menor razão alunos/turma e menor participação no atendimento. O estudo permitiu, ainda, ampliar a análise e discutir as nuances que envolvem o Novo Fundeb, em especial no que se refere à complementação Valor Anual Total Mínimo por Aluno (VAAT), indicando potencialidades e fragilidades. Destacou-se, como fragilidade, a manutenção de um problema estrutural, que desconsidera os efeitos da ausência de economia de escala em municípios pequenos.

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Publicado

2024-02-21

Como Citar

Tão próximos e tão distintos: análise do financiamento educacional em quatro municípios do interior paulista. (2024). Educação E Pesquisa, 50, e261171. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450261171