Práticas socioeducativas inclusivas: concetualizações e tendências de produção científica no campo da educação

Autores

  • Marta de Oliveira Rodrigues Universidade do Porto
  • Sofia Marques da Silva Universidade do Porto
  • Armando Loureiro Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450269265

Palavras-chave:

Sucesso escolar, Inclusão social em educação, Revisão de literatura

Resumo

Este estudo apresenta um mapeamento e análise de literatura no campo da educação sobre como o tema das práticas socioeducativas inclusivas associadas a medidas para a promoção do sucesso escolar e da inclusão social tem sido abordado 4. O procedimento metodológico adotado foi o mapeamento sistemático da literatura, na linha de Kitchenham e Charters e de Petersen et al., fazendo pesquisa na Web of ScienceScopus e B-on. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, obteve-se um corpus de 47 publicações a partir do qual foram evidenciadas as principais tendências de distribuição temporal e geográfica, os temas organizadores, a metodologia e o tipo de participantes. A análise de conteúdo e a interpretação deram conta de entendimentos teóricos sobre práticas socioeducativas inclusivas, apontando os resultados para uma falta de uniformização na sua designação, bem como sobre o que constitui práticas socioeducativas inclusivas. Foram ainda identificados fatores inibidores e facilitadores nos processos de desenho, implementação e desenvolvimento daquelas práticas. Finalmente, propõe-se nas conclusões uma abordagem ao conceito indicando que as práticas socioeducativas inclusivas potenciam a mitigação ou superação de barreiras à aprendizagem e à participação com o intuito de promover o sucesso escolar e a inclusão social de forma a corresponder às necessidades e diversidade de todos os estudantes, envolvendo um planeamento e ensino cooperativo de aulas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABRANTES, Pedro. Educação inclusiva: proposta de quadro analítico e aplicação ao caso português. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 34, n. 2, p. 25-41, 2021.

AGÊNCIA EUROPEIA PARA AS NECESSIDADES ESPECIAIS E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Cinco mensagens-chave para a educação inclusiva. Colocar a teoria em prática. Odense: Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva, 2014.

ANTUNES, Fátima. Remar contra as desigualdades: práticas, vozes e percursos. V. N. Famalicão: Húmus, 2019.

ANTUNES, Fátima; LÚCIO, Joana. Overcoming barriers: the local and the innovative dimensions of inclusive socio-educational practices. Multidisciplinary Journal of Educational Research, Barcelona, v. 9, n. 2, p. 120-143, 2019. DOI 10.17583/remie.2019.4200.

» https://doi.org/10.17583/remie.2019.4200.

ARAÚJO, Helena Costa et al. Policy analysis on early school leaving - Portugal. RESL.EU Working Paper Series, Antwerp, Working Paper 1, 2013.

BAPTISTA, Claudio Roberto. Política pública, educação especial e escolarização no Brasil. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e217423, 2019. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945217423

» https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945217423

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1995.

BLANCO, Rosa. Aprendendo na diversidade: implicações educativas. Foz do Iguaçu: [s. n.], 2003. Disponível em: https://silo.tips/download/aprendendo-na-diversidade-implicaoes-educativas Acesso em 11 de out. 2021.

» https://silo.tips/download/aprendendo-na-diversidade-implicaoes-educativas

BOOTH, Tony; AINSCOW, Mel. Index for inclusion: developing learning and participation schools. Bristol: Centre for Studies on Inclusive Education, 2002.

CORONA, Claudia Navarro; MONTOYA, María Soledad Ramírez. Mapeo sistemático de la literatura sobre evaluación docente (2013-2017). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, e185677, 2018. https://doi.org/10.1590/S1678-4634201844185677

» https://doi.org/10.1590/S1678-4634201844185677

COSTA, Isabel et al. Perspectives of Portuguese municipal education officers on school disengagement. Educação, Sociedade & Culturas, Porto, v. 40, p. 165-185, 2013.

DEWEY, Jonh. Democracia e educação. Lisboa: Didáctica, 2007.

KITCHENHAM, Barbara A.; BUDGEN, David; BRERETON, Pearl O. The value of mapping studies: a participant-observer case study. In: INTERNACIONAL CONFERENCE ONE VALUATION AND ASSESSMENT IN SOFTWARE ENGINEERING, 2010, Swinton. Proceedings […]. Swinton: British Computer Society, 2010. p. 25-33.

KITCHENHAM, Barbara; CHARTERS, Stuart. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering: EBSE technical report EBSE-2007-01. Durham: Keele University: Durham University Joint Report, 2007.

KRIPPENDORFF, Klaus. Content analysis: an introduction to its methodology. Thousand Oaks: Sage, 2003.

LIMA, Licínio; AFONSO, Almerindo J.; GOMES, Carlos. Posfácio: possibilidades e limites de políticas e práticas socioeducativas de inclusão. In: ANTUNES, Fátima (ed.). Remar contra as desigualdades em educação: práticas, vozes, percursos. V. N. Famalicão: Húmus, 2019. p. 165-179.

LOPÉZ, Josefina López. Facilitadores de la inclusión. Revista Educación Inclusiva, Almeria, v. 5, n. 1, p. 175-187, 2012.

NUNES, Clarisse; MADUREIRA, Isabel. Desenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivas. Da Investigação às Práticas, Lisboa, v. 5, n. 2, p. 126-143, 2015.

OLIVA, Diana Villac. Barreiras e recursos à aprendizagem e à participação de alunos em situação de inclusão. Psicologia USP, São Paulo, v. 27, n. 3, p. 492-502, 2016.

PETERSEN, Kai et al. Systematic mapping studies in software engineering. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON EVALUATION AND ASSESSMENT IN SOFTWARE ENGINEERING, 2008, Swinton. Proceedings […]. Swinton: British Computer Society, 2008. p. 68-77.

PETTICREW, Mark; ROBERTS, Helen. Systematic reviews in the social sciences: a practical guide. Oxford: Blackwell, 2006.

PRYCHODCO, Robson Celestino; FERNANDES, Preciosa; BITTENCOURT, Zilda Camargo. Da ambiguidade discursiva às possibilidades de ação no campo da educação inclusiva em Portugal. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 32, e77/, p. 1-23, 2019. https://doi.org/10.5902/1984686X37467

» https://doi.org/10.5902/1984686X37467

RAMÍREZ-MONTOYA, María-Soledad; LUGO-OCANDO, Jairo. Revisión sistemática de métodos mixtos en el marco de la innovación educativa. Comunicar, Sollihul, v. 28, n. 65, p. 9-20, 2020.

RODRIGUES, David. Dez ideias (mal) feitas sobre educação inclusiva. In: RODRIGUES, David (ed.). Educação inclusiva: estamos a fazer progressos? Lisboa: FMH, 2006. p. 1-16.

RODRIGUES, David. Equidade e educação inclusiva. Porto: Profedições, 2013.

RODRIGUES, David. Os desafios da equidade e da inclusão na formação de professores. Revista Nacional e Internacional de Educación Inclusiva, Sevilla, v. 7, n. 2, p. 5-21, 2014.

ROSS, Alistair. Educational policies that address school inequality: overall report. London: IPSE/London Metropolitan University, 2009.

SANCHES, Isabel. Compreender, agir, mudar, incluir: da investigação-acção à educação inclusiva. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 5, p. 127-142, 2005.

SANCHES, Isabel; TEODORO, António. Procurando indicadores de educação inclusiva: as práticas dos professores de apoio educativo. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 20, n. 2, p. 105-149, 2007.

UNESCO. Dakar framework for action: education for all: meeting our collective commitments. Paris: Unesco, 2000.

UNESCO. Declaração de Salamanca e enquadramento da acção na área das necessidades educativas especiais. Salamanca: Unesco: Ministério da Educação e Ciência de Espanha, 1994.

UNESCO. Guidelines for inclusion: ensuring access to education for all. Paris: Unesco, 2005.

UNESCO. Incheon declaration: Education 2030: towards inclusive and equitable quality education and lifelong learning for all. Paris: Unesco, 2015.

UNIVERSITY OF BARCELONA/CREA; UNIVERSITY OF MINHO/UEA. Responses to challenges of youth training in the knowledge society: case studies of promising practice. Barcelona: University of Barcelona: Centre of Research in Theories and Practices that Overcome Inequalities, 2006.

Downloads

Publicado

2024-02-21

Como Citar

Práticas socioeducativas inclusivas: concetualizações e tendências de produção científica no campo da educação. (2024). Educação E Pesquisa, 50, e269265. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450269265