Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000100005Palavras-chave:
Estado da arte, Educação rural, Educação rural no Brasil, Movimento social no campoResumo
O presente estudo mapeia e discute o conhecimento produzido na área da Educação Rural, nas décadas de 1980 e 1990, com o objetivo de esboçar o "estado da arte" neste campo de investigação. Entre outros aspectos, apresenta e discute as temáticas de estudo mais recorrentes, a organização regional dessa produção e, ao final, as tendências atuais e as temáticas ainda não suficientemente exploradas. Caracterizadamente bibliográfico, e restrito à produção acadêmica na área de Educação, este estudo baseou-se nas seguintes fontes: 1. a produção discente de mestrado e doutorado do banco de resumos de dissertações e teses da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd; 2. os periódicos acadêmicos nacionais; e 3. os principais livros enfocando a temática da Educação Rural publicados no período. Uma das conclusões é que é cada vez maior o número de trabalhos que discutem o problema da educação rural da perspectiva da população a que se destina, ou seja, os trabalhadores rurais. Tal tendência, porém, não nasce da clarividência ou excessiva sensibilidade dos estudiosos do tema, mas das próprias circunstâncias da realidade sob estudo, já que são os próprios trabalhadores rurais que, por meio da sua organização política, tornam-se suficientemente visíveis para chamarem sobre si a atenção dos estudiosos.Downloads
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Publicado
2004-04-01
Edição
Seção
Artigos de Revisão
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Como Citar
Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectivas . (2004). Educação E Pesquisa, 30(1), 73-89. https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000100005