Da polêmica sobre a pós-modernidade aos 'desafios' lyotardianos à Filosofia da Educação
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000300010Palabras clave:
Pós-modernidade, Filosofia da Educação, Diferendo, Jean François LyotardResumen
As relações entre pós-modernidade e educação tem sido objeto de inúmeras pesquisas, bem como de certa polêmica no âmbito da Filosofia da Educação, a começar pela própria conceituação da pós-modernidade até chegar às posições filosóficas engendradas por ela. Em quase todas essas pesquisas e polêmicas, A condição pós-moderna, de Jean François Lyotard, se configura como uma referência importante, porém raramente as obras subseqüentes a essa são mencionadas, deixando uma parte de seu legado filosófico de fora de tais discussões e, particularmente, de suas eventuais contribuições para a educação. Tendo em vista esse limiar dos estudos sobre o assunto, o presente artigo procura desenvolver uma interpretação acerca do pensamento lyotardiano, privilegiando a análise das obras subseqüentes ao seu livro mais polêmico, com o objetivo de situar o seu projeto filosófico para além de um marco da pós-modernidade e de discutir as suas contribuições à Filosofia da Educação na atualidade. Mediante tal interpretação, recupera-se um projeto filosófico que lança alguns 'desafios' à Filosofia da Educação referentes ao deslocamento de sua problemática epistemológica para a estética, nutrida por um pensamento capaz de elucidar a face complexa e obscura da educação, a sua sombra inumana, e o diferendo constitutivo do ensino, inapreensíveis pela linguagem e pela comunicação. Assim, esperamos que tal projeto possa ser compreendido não por aquilo que traz de polêmico à Filosofia da Educação, mas pelo que a desafia no tempo presente, como uma reescrita da modernidade.Descargas
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Publicado
2006-12-01
Número
Sección
Em Foco: A Filosofia da Educação enfrentando a problemática educacional contemporânea
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Cómo citar
Da polêmica sobre a pós-modernidade aos ’desafios’ lyotardianos à Filosofia da Educação . (2006). Educação E Pesquisa, 32(3), 567-587. https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000300010