Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional

Autores

  • Maria Teresa Gonzaga Alves Universidade Federal de Minas Gerais
  • José Francisco Soares Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000100012

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Contexto escolar, Ensino fundamental

Resumo

A introdução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) pelo governo federal representou uma mudança significativa na forma como a educação passou a ser acompanhada no Brasil. O Ideb é o indicador de qualidade desenvolvido para avaliar a educação oferecida no país e em cada unidade da federação, município e escola pública. Ele serve também para acompanhar a melhoria da qualidade educacional segundo metas preestabelecidas. Seu uso para essas finalidades tem suscitado debates sobre o tipo de política de responsabilização que o indicador engendra. Argumenta-se, neste artigo, que o Ideb coloca foco em resultados finalísticos, sem considerar as condições que propiciam a obtenção de tais resultados. O trabalho analisa a relação entre o indicador e o contexto escolar, considerando para tal o perfil de seus alunos e as características do estabelecimento de ensino. A análise empírica utiliza dados da Prova Brasil, do Censo Escolar e do próprio Ideb, por meio de modelos de regressão linear múltipla. Os resultados mostram que as escolas que atendem a alunos de menor nível socioeconômico, como esperado, têm piores resultados, mesmo com o controle de outras características. Para essas escolas, é muito mais difícil elevar o valor do indicador. Além disso, as condições de infraestrutura e de complexidade da instituição também guardam relação com o Ideb. Por fim, os resultados indicam que são necessárias políticas de superação dessas limitações e que tais condições não podem ser ignoradas na análise do Ideb.

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Publicado

2013-03-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional . (2013). Educação E Pesquisa, 39(1), 177-194. https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000100012