Formação às avessas: problematizando a simetria invertida na educação continuada de professores

Autores/as

  • Adolfo Samuel de Oliveira Universidade de São Paulo
  • Belmira Oliveira Bueno Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000011

Palabras clave:

Modelo de formação docente, Simetria invertida, Educação continuada

Resumen

O trabalho busca problematizar a implementação do modelo de formação docente prescrito pela legislação educacional brasileira, por meio da análise de um Programa de Educação Continuada, o PEC Formação Universitária Municípios, realizado no estado de São Paulo, entre 2003 e 2004. A pesquisa é de natureza qualitativa. Contou com observações em contextos de ensino on-line e off-line, durante 18 meses, e coleta de materiais de natureza diversa: documentos oficiais, notas de campo, entrevistas, além de trabalhos produzidos pelas alunas-professoras, em especial uma modalidade de trabalho chamada escritas de memórias. O marco teórico fundamenta-se na teoria do habitus de Bourdieu e nas contribuições de seus críticos contemporâneos. Ao investigar os processos formativos inerentes à condição de aluna das docentes, intenta-se analisar as relações entre as situações de aprendizagem observadas ao longo do desenvolvimento do Programa e o modo como foram apropriadas pelas professoras. As análises desenvolvidas permitem afirmar que muitas das reflexões feitas pelas professoras, quando na situação de alunas, tiveram origem em um processo de aprendizagem não previsto, e até mesmo ignorado, pelo Programa. Esse processo, denominado neste trabalho de formação às avessas, colocou em causa o princípio da simetria invertida, pelo qual o Programa de Educação Continuada de Formação de Professores (PEC) se orientou, e, por conseguinte, alguns dos fundamentos pedagógicos do modelo em análise.

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Publicado

2013-12-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Formação às avessas: problematizando a simetria invertida na educação continuada de professores . (2013). Educação E Pesquisa, 39(4), 875-890. https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000011