Atividade de escrita colaborativa: percepção de alunos, princípio cooperativo de Grice e social loafing
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000029Resumen
Este artigo discute a efetividade das adaptações de critérios aplicados às categorias do princípio cooperativo de Grice e a possível ocorrência de social loafing em atividades de escrita colaborativa. Apresenta a concepção de uma atividade desenvolvida em editor wiki de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); as estratégias de envolvimento e sua aplicação junto a duas turmas de alunos de curso superior na área de ciências sociais aplicadas. Analisa os dados e os depoimentos relativos às dificuldades no domínio do editor, a clareza dos critérios de avaliação e a contribuição da experiência ao entendimento de um conceito de trabalho colaborativo. Os resultados da investigação demonstraram indícios de social loafing e de outras perdas de processo e, quanto à efetividade da aplicação dos critérios agregados às categorias do princípio de Grice, verificou-se que esses são efetivos para as contribuições individuais, mas não contemplam sutilezas e dimensões relativas às atividades em colaboração. Conclui-se que a proposta de colaboração não é uma barreira per se, ainda que dificuldades técnicas desestimulem os participantes. Um editor colaborativo que desconsidere a integração imediata entre os envolvidos gera contribuições estanques e acarreta o uso de alternativas externas ao ambiente de trabalho, o que dilui a proposta cooperativa. A divisão das tarefas, as responsabilidades de administração das páginas do editor e a definição de regras para intervenções devem ser explicitadas para que todos os envolvidos estejam seguros e motivados quanto às condições de sua participação. Ao fazer isso, diminuem-se perdas de processo e aumenta-se a efetividade de resposta aos objetivos da experiência de ensino-aprendizagem.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-06-01
Número
Sección
Artículos
Licencia
Los conceptos emitidos en los artículos son de exclusiva responsabilidad de sus autores y no reflejan necesariamente la opinión de la redacción.
Está permitida la reproducción total o parcial de los trabajos, siempre y cuando se indique explícitamente la fuente.
Cómo citar
Atividade de escrita colaborativa: percepção de alunos, princípio cooperativo de Grice e social loafing . (2014). Educação E Pesquisa, 40(2), 467-482. https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000029