PORTAL DE REVISTAS DA USP
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões online
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 38 n. 1 (2012)
v. 38 n. 1 (2012)
Publicado:
2012-03-01
Editorial
Editorial
Marília Pinto de Carvalho
7-10
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000100001
Artigos
O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres
José Carlos Libâneo
13-28
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000001
A educação básica na proposta da Confederação Nacional da Indústria (CNI) nos anos 2000
Alessandro de Melo
29-46
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000003
O discurso curricular intercultural na educação de jovens e adultos e a produção de subjetividades
Rosângela Tenório de Carvalho
47-61
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000100004
Gênero e culturas infantis: os clubinhos da escola e as trocinhas do Bom Retiro
Tânia Mara Cruz
63-78
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000004
Las instituciones educativas y la comunidad frente al maltrato infantil: una experiencia de investigación acción participativa
María Dilia Mieles Barrera, María Victoria Gaitán Espitia, Renán Cepeda Gaitán
79-98
PDF (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000010
Faculdades da alma e suas implicações para a educação: saberes divulgados no século XIX
Raquel Martins de Assis, Juliana de Souza Martins
97-113
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000100007
Contribuições da racionalidade argumentativa para a abordagem da ética na escola
Renato José de Oliveira
115-130
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000005
O desenvolvimento de competências gerenciais nas escolas públicas estaduais
Veronica Bezerra de Araújo Galvão, Anielson Barbosa da Silva, Walmir Rufino da Silva
131-148
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000002
Teoria e prática no curso de pedagogia
Giseli Barreto da Cruz
149-164
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000004
Nacionalismo territorialista en textos escolares: representaciones de la Patagonia en la dictadura militar argentina (1966-1983)
Jesús Jaramillo
165-180
PDF (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000100011
Categorias metacognitivas como subsídio à prática pedagógica
Evelise Maria Labatut Portilho, Simone A. Souza Dreher
181-196
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000009
Evolução da escolaridade esperada no Brasil ao longo do século XX
Otaviano Helene
197-216
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000005
Entre percursos, fontes e sujeitos: pesquisa em educação e uso da história oral
Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
217-228
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000001
Concepções de validade em pesquisas qualitativas
Leila Giandoni Ollaik, Henrique Moraes Ziller
229-242
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000002
Pesquisa em educação: os movimentos sociais e a reconstrução epistemológica num contexto de colonialidade
Danilo Romeu Streck, Telmo Adams
243-258
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000003
Idioma
English
Español
Português