O retrato

Autores

  • Iúri Lotman Universidade de Tártu

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2024.221773

Palavras-chave:

Semiótica da cultura, Pintura, Retrato

Resumo

A visão do rosto humano sempre exerceu sobre nós uma poderosa atração. Seja em pintura ou fotografia, no cinema ou no teatro, a representação da figura humana desperta no espectador uma gama variada de emoções que vão desde a simples identificação de uma pessoa até o mistério inesgotável da obra de arte nos museus, passando pela história dos costumes e a função religiosa dos ícones. Lotman nos adverte de que justamente por retrato ser o gênero mais simples, ele é também o mais sofisticado: “O retrato é uma espécie de espelho duplo: nele a arte se reflete na vida e a vida se reflete na arte”. Nesse que foi um de seus últimos trabalhos, Lotman descreve a trajetória do retrato na pintura através das épocas. Diz ele: “Em essência, todo o conjunto de retratos pode ser considerado como um conjunto polissêmico de significados da palavra ‘ser humano’”. O retrato, atravessando as sociedades e as tendências, jamais deixou de ser esse mistério que ao  mesmo tempo revela e esconde a alma.

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Biografia do Autor

  • Iúri Lotman, Universidade de Tártu

    (Petrogrado, 1922 – Tártu, 1993) Docente da Universidade de Tártu (Estônia). Semioticista, filólogo, historiador da literatura e da cultura russa. Um dos fundadores, na década de 1960, da Escola Semiótica de Tártu-Moscou.

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Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

Artigos