Risco, detecção e prevenção: sobre a contribuição da psicanálise no trabalho institucional com crianças desnutridas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i3p638-654Palavras-chave:
risco psíquico, vulnerabilidade, intervenção psicanalítica precoceResumo
O presente trabalho testemunha a experiência clínico-institucional no setor de intervenção psicanalítica do Instituto da Primeira Infância, situado na cidade de Fortaleza – Ceará, cujo ofício se dirige a famílias em condições de vulnerabilidade social e, em particular, a crianças que apresentam estado de desnutrição. Partindo de uma contextualização crítica das noções de vulnerabilidade e risco, o artigo tem como objetivo apresentar um dispositivo institucional voltado para a detecção e prevenção de risco psíquico, orientado pelas contribuições advindas da teoria psicanalítica sobre a constituição psíquica e, mais recentemente, da clínica com bebês. Destaca-se um caso clínico acompanhado pelo setor.
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Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.