Faz de conta que consigo comer: estudo de caso de uma criança com fibrose cística
caso di studio di un bambino con fibrosi cistica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i2p394-409Palavras-chave:
Psicoterapia, Psicanálise, Criança, Fibrose císticaResumo
Objetivou-se relatar o processo de psicoterapia de orientação psicanalítica de uma menina de 6 anos com dificuldades alimentares. Foi realizado acompanhamento em uma clínica escola de psicologia, com queixa principal de recusa alimentar via oral desde os quatro meses de vida. Essa recusa iniciou durante um período de internação hospitalar no qual descobriu-se o diagnóstico de Fibrose Cística. Foram realizadas 24 sessões com a paciente e 4 sessões com seus pais, para conhecer o histórico de vida da criança e propiciar um espaço de fala e orientação aos familiares.
Ao longo do acompanhamento, a alimentação foi o tema principal das sessões, as quais eram guiadas pela criança e interpretadas pela terapeuta. Esse processo possibilitou que a criança ressignificasse sua relação com os alimentos e passasse a se interessar por eles.
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