Football, the Brazilian and the media
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.157199Keywords:
Soccer, Football Team, Brazil, JournalAbstract
Today, soccer is the most popular sport in Brazil, people everywhere express their passion in different and amazing ways. However wasn’t always that way. Before, the sports news that had most space on the newspaper was about turf for example, and soccer didn’t mean nothing for the brazilian population. But when Charles Miler got back to Brazil, bringing a ball, he brought with her the sport that got rooted in the country. As many people say “It's not just football”, nowadays, that old and elite soccer that Charles Miller brought was molded and adjusted with features that are truly brazilian. That relationship will be the study object of this project, just like the relationship created between soccer and the newspaper, that was the communication channel by the time soccer came to Brazil.
Downloads
References
BROCA, Brito. A vida literária no Brasil – 1900. 4ªed, 2004
CAMPOS, André; RAMOS, Paulo; SANTOS; Amanda - A Influência da Mídia no Esporte. 1 Trabalho apresentado no DT 1 – Jornalismo do XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte realizado de 28 a 30 de maio de 2015, Universidade Federal do Amapá, Macapá, AP. Disponível em http://www.portalintercom.org.br/anais/norte2015/resumos/R44-0620-1.pdf. Acesso em 04 de fevereiro de 2018
FREYRE, Gilberto - Foot Ball Mulato. publicado no Estado de São Paulo na edição de 17 de Junho de 1938 (http://docshistory.blogspot.com/2013/02/football-mulato.html); acesso em 24 de outubro de 2017
LAZARSFELD E MERTON - Comunicação de Massa, Gosto popular e Ação Social Organizada. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1948
RIBEIRO, André - Os donos do espetáculo. Terceiro Nome, 2007;
SODRÉ, Nelson Werneck. História da Imprensa no Brasil. Mauad, 4 edição 1999. Disponível em https://books.google.com.br/books?id=GmRTJgaQ1WkC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false. Acesso em 04 de dezembro de 2017
MIRANDA, C.M. “Estratégias de contra-agendamento em websites e blogs: Exemplos de participação do público na mídia”. Apresentado no XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 Disponível em http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-1761-1.pdf, acesso em 16 de fevereiro de 2018.
SILVA, Luis Martins. Imprensa, jornalismo e interesse público : perspectivas de renovação - a notícia cidadã. Tese de doutorado apresentada Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2009. Disponível em http://repositorio.unb.br/handle/10482/5325. Acessado em 04 de fevereiro de 2018.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.