Mídia e propaganda racista: como os mass media constroem a imagem da realidade social – uma leitura do genocídio Ruanda

Autores

  • Andréia Terzariol Couto Universidade Paulista (UNIP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.74384

Palavras-chave:

Mídia, África, Propaganda racista, Realidade Social, Identidade Cultural

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar como os mass media constroem a imagem da realidade social a partir de uma interpretação sobre o genocídio Ruanda, verificando como a propaganda racista teve um papel fundamental no desencadeamento dos fatos que levaram ao genocídio. A orientação teórica desse artigo, dentro dos limites que ele possui, busca uma tentativa de análise a partir da questão da identidade cultural, discutida por Hall (2003), e como um grande número de elementos de uma nação, que a princípio deveriam compartilhar de uma identidade cultural comum a partir de um determinado momento, passam a propagar o extermínio de outros.

 

 

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Biografia do Autor

  • Andréia Terzariol Couto, Universidade Paulista (UNIP)
    Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (1986), graduação em jornalismo, mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1993) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professora titular da Universidade Paulista (UNIP).

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Publicado

2024-05-21

Como Citar

Couto, A. T. (2024). Mídia e propaganda racista: como os mass media constroem a imagem da realidade social – uma leitura do genocídio Ruanda. Revista Extraprensa, 3(2), 1-19. https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.74384