L’Anima Plebea Del Lessico Italiano

Autores

  • Florence Carboni Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i24p5-17

Palavras-chave:

éxico italiano, sociolinguística italiana, linguís-tica e marxismo, contatos de línguas.

Resumo

A partir de uma concepção histórico-materialista da linguagem verbal, com uma particular atenção ao léxico, evidenciamos as particularidades sociolinguísticas italianas, como a singular riqueza de línguas pre-sentes na Península e uma diglossia imanente a todas as suas comunidades humanas, sobretudo no passado, mas dominantes também no presente. Si-tuação sociolinguística na qual é tangível a relação dialética entre unidade e diversidade. No entanto, o principal objetivo deste artigo é enfatizar que as relações íntimas, contínuas e dialéticas entre as línguas peninsulares deram ao próprio italiano padrão contemporâneo características profun-damente plebeias e, portanto, dialetais. A análise dessas características, estruturais, pragmáticas e funcionais, de certo modo pouco enfatizadas pelos linguísticos históricos, é feita numa perspectiva histórica, sociolin-guística, materialista e dialética, procurando demonstrar que elas foram geradas, através da história, pelas tantas produções linguísticas reais de falantes envolvidos em conflitos de classes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Florence Carboni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Nasceu na Bélgica, em 1952, de pais italianos. É graduada e pós-graduada (doutorado) em Linguística pela UCL, Bélgica. Atuou como professora e tradutora, na Bélgica, na Itália e no Brasil, onde trabalhou, entre outros, nos Programas de Pós-Graduação em Linguística e em História da UPF (Universidade de Passo Fundo). Atualmente, trabalha no Setor de Italiano da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e atua como professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma universidade. Tem várias traduções publicadas, entre as quais: Lo schiavo coloniale, da editora Sellerio. É autora de Eppur si parlano, Introdução à Linguística e A linguagem escravizada (em coautoria com Mário Maestri), entre outros artigos e livros.

Publicado

2014-08-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Carboni, F. (2014). L’Anima Plebea Del Lessico Italiano. Revista De Italianística, 24, 5-17. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i24p5-17