A validação do Tecnobrega no Contexto dos Novos Processos de Circulação Cultural

Autores

  • Lydia Barros Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102230

Palavras-chave:

Tecnobrega, legitimação musical, circulação, tecnologia.

Resumo

Este artigo aponta a emergência de um novo paradigma de legitimação da música popular brasileira, baseado no aumento da circulação do acervo musical produzido globalmente e na acessibilidade às ferramentas tecnológicas que possibilitam autonomia de criação e de distribuição. Essa hipótese é defendida com base na análise do circuito paraense do tecnobrega, estilo musical que atualiza com recursos da música eletrônica uma tradição musical desprezada pelas elites, a música brega romântica do Pará, produzida entre as décadas de 1980 e 1990, que introduziu a informalidade no negócio da música no país.

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Biografia do Autor

  • Lydia Barros, Universidade Federal de Pernambuco
    Jornalista, doutoranda em Comunicação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado

2015-06-17

Edição

Seção

DOSSIÊ

Como Citar

Barros, L. (2015). A validação do Tecnobrega no Contexto dos Novos Processos de Circulação Cultural. Novos Olhares, 4(1), 135-149. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102230