Online insurgencies: on cultural labor and struggles for recognition
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2021.190219Keywords:
Recognition, Cultural labor, Classical music, FacebookAbstract
The paper deals with the relationship between work and recognition, emphasizing the role played by social networks in labor mobilizations. It focuses on changes in labor organization models and the impact of the new communication technologies and the productive chains on personal perspectives of recognition. The theoretical repertoire is confronted with the report of a crisis that took place in the Brazilian Symphony Orchestra in 2011, when musicians rebelled against performance evaluations. The article also describes how the strategic use of Facebook guided traditional media agenda-setting processes with relevant effects on Brazilian public debate at that time.
Downloads
References
Carvalho Filho, E. (2011, 14 de março). Em carta, presidente da Fundação OSB contesta comissão de músicos da orquestra. O Globo. https://oglobo.globo.com/cultura/em-carta-presidente-da-fundacao-osb-contesta-comissao-de-musicos-da-orquestra-2811916
Cheyne, D. (2011). Novos tempos, novas mídias. Jornal Musical, (48), 2. https://www.sindmusi.org.br/imagens/anexo_28_0826012513.pdf
Clemente, I. (2004, 6 de setembro). Finanças afinadas. Época, (329), 16-17. http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI46448-15208,00.html
Cocco, G. (2009). MundoBraz: O devir-mundo do Brasil e o devir-Brasil do mundo. Record.
Corrêa, S. N. (2004). Orquestra Sinfônica Brasileira: Uma realidade a desafiar o tempo: 1940-2000. Funarte.
Domingues, J. (2017). E se a economia da cultura debatesse com mais frequência o trabalho? Notas sobre a organização dos interesses laborais no campo cultural. In A. Barbalho, E. P. M. Alves & M. P. Vieira (Orgs.), Os trabalhadores da cultura no Brasil: Criação, práticas e reconhecimento (pp. 89-120). EdUFBA.
Ehrenberg, A. (2010). O culto da performance: Da aventura empreendedora à depressão nervosa. Ideias & Letras.
Escóssia, F., & Wrede, C. (2011, 9 de abril). Músicos da OSB Jovem protestam e abandonam o palco no Theatro Municipal. O Globo. https://oglobo.globo.com/cultura/musicos-da-osb-jovem-protestam-abandonam-palco-no-theatro-municipal-2798417
Feghali, J. (2011, 13 de abril). A história da Orquestra Sinfônica Brasileira merece respeito. Jornal do Brasil. https://www.jb.com.br/sociedade-aberta/noticias/2011/04/13/a-historia-da-orquestra-sinfonica-brasileira-merece-respeito.html
Fradkin, E. (2008, 24 de outubro). Batalha entre músicos da OSB e Roberto Minczuk ganha novo capítulo. Extra. https://extra.globo.com/tv-e-lazer/batalha-entre-musicos-da-osb-roberto-minczuk-ganha-novo-capitulo-597978.html
Ghivelder, D., & Medeiros, L. (2017, 2 de junho). Com déficit de R$21 milhões e temporada suspensa, OSB faz concertos para arrecadar verbas. O Globo. https://oglobo.globo.com/cultura/musica/com-deficit-de-21-milhoes-temporada-suspensa-osb-faz-concertos-para-arrecadar-verbas-21425931
Grillo, C. (2011, 6 de abril). Solistas incendeiam crise da OSB. Folha de S. Paulo. https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0604201109.htm
Hardt, M., & Negri, A. (2005). Multidão: Guerra e democracia na era do império. Record.
Hegel, G. W. F. (2003). Fenomenologia do espírito (2a. edição). Vozes.
Honneth, A. (1991). Domination and moral struggle: The philosophical heritage of marxism revisited. The Graduate Faculty Philosophy Journal, 14(1), 35-48.
Honneth, A. (1994). The social dynamics of disrespect: On the location of critical theory today. Constellations, 1(1), 255-269.
Honneth, A. (2003). Redistribution as recognition: A response to Nancy Fraser. In N. Fraser & A. Honneth (Orgs.), Redistribution or recognition? A political-philosophical exchange (pp. 110-197). Verso.
Horta, L. P. (2011, 31 de março). Crise da OSB entra numa fase surrealista. O Globo. http://oglobo.globo.com/cultura/crise-da-osb-entra-numa-fase-surrealista-2803591
Jaguaribe, B. (2011). Imaginando a “cidade maravilhosa”: Modernidade, espetáculo e espaços urbanos. Famecos, 18(2), 327-347. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.2.9054
Lazzarato, M., & Negri, A. (2001). Trabalho imaterial: Formas de vida e produção de subjetividade. DP&A.
Levino, R. (2011, 21 de junho). “Estamos repatriando os nossos Ronaldinhos”, diz Minczuk sobre os brasileiros recém-contratados pela OSB. Veja. https://veja.abril.com.br/cultura/estamos-repatriando-os-nossos-ronaldinhos-diz-minczuk-sobre-os-brasileiros-recem-contratados-pela-osb/
Lima, J. G. (2011, abril). Rebelião no Facebook. Revista Bravo, (164), 32-35.
Lopes, G. C. (2013). As redes sociais e os novos fluxos de agendamento: Uma análise da cobertura da Al Jazeera sobre a Primavera Árabe. Palabra Clave, 16(3), 789-811.
Machado, G. P. (2020). Jovens produtoras/es à procura de trabalho: experiências, estratégias e perspectivas de futuro a partir de produtoras/es culturais como microempreendedores individuais na cidade do Rio de Janeiro [Dissertação de mestrado, Universidade Federal Fluminense]. RIUFF. https://bba3f873-2620-4791-bb70-29d56d567328.usrfiles.com/ugd/bba3f8_319f1ad818fe49368f8fa7bb660a0431.pdf
Marx, K. (2008). A ideologia alemã. Civilização Brasileira.
Marx, K. (2004). Manuscritos econômico-filosóficos. Boitempo.
Menger, P.-M. (2006). Artistic labor markets: Contingent work, excess supply and occupational risk management. In V. A. Ginsburgh & D. Throsby (Orgs.), Handbook of the economics of art and culture (vol. 1, pp. 765-811). Elsevier.
“O maestro de 400 mil dólares”. (2007, 9 de maio). Veja Rio, (ano 16, n. 18).
OSB afasta dirigentes sindicais e outros dois instrumentistas. (2011, 21 de abril). Folha de S.Paulo. https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2104201126.htm
Pichoneri, D. F. M. (2011). Relações de trabalho em música: A desestabilização da harmonia [Tese de doutorado, Universidade Estadual de Campinas]. BDTD. http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/CAMP_4d717955604a759ad7c0282542f0ca69
Porto, H. (2011, 15 de abril). Músicos da OSB pedem ‘afastamento imediato’ de maestro. G1. http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2011/04/musicos-da-osb-pedem-afastamento-imediato-de-maestro.html
Profissão: Músico clássico. (2011, 29 de abril).Escola de música UFRJ. https://musica.ufrj.br/comunicacao/escola-de-musica-na-imprensa/jornal/profissao-musico-classico
Ronai, C. (2011, 17 de março). Sem final feliz. InternETC. https://cronai.wordpress.com/2011/03/17/sem-final-feliz/
Safatle, V. (2015). Por um conceito “antipredicativo” de reconhecimento. Lua Nova, (94), 79-116. http://dx.doi.org/10.1590/0102-64452015009400004
Sampaio, J. L. (2011a, 9 de março). Barulho virtual. O Estado de S. Paulo. https://cultura.estadao.com.br/blogs/joao-luiz-sampaio/barulho-virtuak/
Sampaio, J. L. (2011b, 30 de março). O fim do caso OSB – e a permanência de um velho problema. O Estado de S. Paulo. http://blogs.estadao.com.br/joao-luiz-sampaio/o-fim-do-caso-osb-e-a-permanencia-de-um-velho-problema
Souto, L. (2011, 6 de julho). Demitidos da OSB tocam com Edu Lobo. Folha de S.Paulo. https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0607201112.htm
Teperman, R. I. (2016). Concerto e desconcerto: Um estudo antropológico sobre a Osesp na inauguração da Sala São Paulo [Tese de doutorado, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital USP. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-10032017-141132/publico/2016_RicardoIndigTeperman_VOrig.pdf
Vida de maestro. (2010, abril). Revista Concerto, 15(160), 34-37. https://www.concerto.com.br/sites/default/files/Abril-2010_site.pdf
Virno, P. (2008). Virtuosismo e revolução. Civilização Brasileira.
Waisbord, S. (2018). The elective affinity between post-truth communication and populist politics. Communication Research and Practice, 4(1), 17-34. https://doi.org/10.1080/22041451.2018.1428928
Weber, M. (1999). Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva (vol. 2). Editora UnB.
Wrede, C. (2011a, 23 de fevereiro). Músicos da OSB se insurgem contra sistema de avaliação proposto pelo maestro Roberto Minczuk. O Globo. https://oglobo.globo.com/cultura/musicos-da-osb-se-insurgem-contra-sistema-de-avaliacao-proposto-pelo-maestro-roberto-minczuk-2819531
Wrede, C. (2011b, 30 de março). OSB encerra acordos e pode demitir meia orquestra por insubordinação. O Globo. https://oglobo.globo.com/cultura/osb-encerra-acordos-pode-demitir-meia-orquestra-por-insubordinacao-2803253
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Leandro de Paula
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.