Arte y ambientes en red, inmersivos, interactivos e inteligentes - AIR

Autores/as

  • Andreia Machado Oliveira University of Witwatersrand
  • Matheus Moreno dos Santos Camargo Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.205840

Palabras clave:

Ambientes inteligentes, Inmersión, Interactividad, Realidad virtual, Red

Resumen

El proyecto AIR que es desarrollado en el Laboratorio Interdisciplinar Interactivo de la Universidad Federal de Santa Maria (LabInter/UFSM) por gpc.interartec/CNPq investiga procesos de interactividad e inmersión mediante la producción de ambientes sensibles y receptivos para construir redes de arte y tecnología. Las propuestas artísticas desarrolladas

 

involucran prácticas colaborativas entre artistas locales y globales, presentándose en múltiples

 

medios y formatos. AIR 2021 se consolida como metaterritorios en Realidad Virtual sobre la plataforma Sansar. Dichas propuestas se basan en teóricos del arte de los medios: Edmond Couchot, Oliver Grau, Claudia Giannetti, Gilbert Simondon, entre otros.

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Biografía del autor/a

  • Andreia Machado Oliveira, University of Witwatersrand

    Pós-Doutora, artista pesquisadora e docente nas áreas de arte, ciência e tecnologia sobre sistemas interativos, inteligência artificial, imagem técnica e processos de colaboração. Pesquisadora do CNPq - PQ2. Research Associate da University of the Witwatersrand/África do Sul. Pós-doutorado na City University of Hong Kong e Doutorado pela UFRGS e Université de Montreal. Professora do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, e Coordenadora do LabInter/Universidade Federal de Santa Maria. 

  • Matheus Moreno dos Santos Camargo, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutorando e Mestre em Artes Visuais (PPGART/Universidade Federal de Santa Maria), Arquiteto Urbanista (UFN) e Artista Visual (UFSM). Co-curador das mostras AIR: Arte e Ambientes Imersivos e Interativos em Rede e EFEMERA Imagem - Exibição AudioVisual FulDome. Desenvolve pesquisas poéticas em RV e RA, experiências audiovisuais generativas voltadas ao MetaEcosSistema Arte/Tecnologia, através de transmediações cíbridas entre público, ambientes, imagens, arquiteturas e redes colaborativas.

Referencias

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Couchot, E. (2003). A tecnologia na arte, da fotografia a realidade virtual. UFRGS.

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Giannetti, C. (2002). Estética digital. Angelot.

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Oliveira, A. M. (2018) A experiência da imagem em instalações interativas. Revista Contemporânea, 1(1, e4), p. 01-06.

Oliveira, A. M.; Camargo, M. M. dos S.; Almeida, B. de S.; Santos, C. dos; Carvalho, D.; Duarte, F. U.; Hildebrand, H. R.; Zindela, L.; Szafir, M. & Singh, N. (2021) Contra Monumentos em ambientes imersivos e em redes neurais com classificação de emoções. [Apresentação de trabalho]. VIII Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas, València, Espanha. https://bit.ly/3JBeiEy

Oliveira, A. M. (2022). Intersections between Eija-LiisaAhtila and Gilbert Simondon: imagistic experience in the associated milieu. Journal of aesthetics & culture, 14, 1-17.

Simondon, G. (1989). Du mode d’existence des objects techniques. Aubier.

Publicado

2023-02-11

Número

Sección

DOSSIÊ

Cómo citar

Arte y ambientes en red, inmersivos, interactivos e inteligentes - AIR. (2023). Novos Olhares, 11(2), 34-40. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.205840