Arte y ambientes en red, inmersivos, interactivos e inteligentes - AIR
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.205840Palabras clave:
Ambientes inteligentes, Inmersión, Interactividad, Realidad virtual, RedResumen
El proyecto AIR que es desarrollado en el Laboratorio Interdisciplinar Interactivo de la Universidad Federal de Santa Maria (LabInter/UFSM) por gpc.interartec/CNPq investiga procesos de interactividad e inmersión mediante la producción de ambientes sensibles y receptivos para construir redes de arte y tecnología. Las propuestas artísticas desarrolladas
involucran prácticas colaborativas entre artistas locales y globales, presentándose en múltiples
medios y formatos. AIR 2021 se consolida como metaterritorios en Realidad Virtual sobre la plataforma Sansar. Dichas propuestas se basan en teóricos del arte de los medios: Edmond Couchot, Oliver Grau, Claudia Giannetti, Gilbert Simondon, entre otros.
Descargas
Referencias
Bighetti, V. S. (2008). Programação Generativa como Linguagem e Comunicação: processos de rotinas de código executável como ferramenta de transmissão da informação. [Relatório]. PUC/SP.
Couchot, E. (2003). A tecnologia na arte, da fotografia a realidade virtual. UFRGS.
Grau, O. (2007). Arte virtual: Da ilusão à imersão. UNESP.
Youngblood, G. (1970). Expanded Cinema. P. Dutton & Co.
Camargo, M. M. dos S. (2016). Transhabitat: topologias transorgânicas em arte e tecnologia [Dissertação de mestrado, PPGART/UFSM]. Repositório institucional da UFSM. https://bit.ly/3jksSWu.
Giannetti, C. (2002). Estética digital. Angelot.
Giannetti, C. (2006). Estética Digital: sintonia da arte, a ciência e tecnologia. C/Arte.
Oliveira, A. M. (2018) A experiência da imagem em instalações interativas. Revista Contemporânea, 1(1, e4), p. 01-06.
Oliveira, A. M.; Camargo, M. M. dos S.; Almeida, B. de S.; Santos, C. dos; Carvalho, D.; Duarte, F. U.; Hildebrand, H. R.; Zindela, L.; Szafir, M. & Singh, N. (2021) Contra Monumentos em ambientes imersivos e em redes neurais com classificação de emoções. [Apresentação de trabalho]. VIII Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas, València, Espanha. https://bit.ly/3JBeiEy
Oliveira, A. M. (2022). Intersections between Eija-LiisaAhtila and Gilbert Simondon: imagistic experience in the associated milieu. Journal of aesthetics & culture, 14, 1-17.
Simondon, G. (1989). Du mode d’existence des objects techniques. Aubier.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Matheus Moreno dos Santos Camargo, Andreia Machado Oliveira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.