Berlim na batucada (1944): proposições sobre o filme-revista no Brasil

Autores

  • Evandro Gianasi Vasconcellos UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.83588

Palavras-chave:

cinema brasileiro, teatro de revista, filme-revista, Berlim na batucada.

Resumo

Este artigo objetiva discutir a continuidade de um filão cinematográfico que tem como relação imediata aspectos da linguagem do teatro de revista, um tipo de entretenimento de grande sucesso no Brasil no final do século XIX e primeira metade do século XX. A partir da análise do filme Berlim na batucada (Luiz de Barros, 1944), pretende-se demonstrar o diálogo entre cinema e teatro de revista nas comédias musicais dos anos 1940. Observando também, através de uma breve revisão, que essa relação já se fazia presente na produção nacional desde a primeira década do século passado, com os cantantes da chamada “Bela época”, tendo como destaque o filme Paz e amor (Alberto Moreira, 1910).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Evandro Gianasi Vasconcellos, UFSCAR

    Mestrando em Imagem em Som pela Universidade Federal de São Carlos, na linha de pesquisa história e políticas do audiovisual. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a relação entre cinema e teatro de revista em filmes de Luiz de Barros.
    E-mail: evandrogianasi@gmail.com

Downloads

Publicado

2014-08-09

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Vasconcellos, E. G. (2014). Berlim na batucada (1944): proposições sobre o filme-revista no Brasil. Novos Olhares, 3(1), 97-108. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.83588