The Research-Exhibition Method: Collection, Curatorship and the Setting Up of Scenes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3322

Keywords:

research methods - psychology, documentation, teacher education

Abstract

A relação entre ciência e arte tem se mostrado potencial nos contextos investigativos das ciências humanas e sociais. Assim, este estudo teve como objetivo descrever o método Pesquisa-Exposição, proposição teórico-metodológica desenvolvida como uma proposta inovadora de análise documental, especialmente de documentos resultantes de pesquisas participantes e/ou outras metodologias participativas. Concebida a partir de um acervo documental referente a um projeto de formação contínua de professores, a Pesquisa-Exposição se sustenta em três dimensões: o trabalho com os documentos; a de montar a cena em diálogo com a obra de Jacques Rancière; e a do lugar dos pesquisadores-curadores. Essas dimensões permitem que as singularidades, as memórias, os afetos e os processos de subjetivação dos sujeitos e dos coletivos sejam trazidos para a exposição por diversas fontes documentais.

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Ana Paula Salvatore has a master’s degree in Education from Universidade da Região de Joinville, Joinville-SC, Brazil.

Allan Henrique Gomes is a Professor at Universidade da Região de Joinville, Joinville-SC, Brazil.

Aliciene Fusca Machado Cordeiro is a Professor at Universidade da Região de Joinville, Joinville-SC, Brazil.

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Published

2024-05-06

Issue

Section

Thematic Dossier “Methodological Challenges in Psychology: Contributions to Academic Practice and Training”

How to Cite

Salvatori, A. P., Gomes1 , A. H., & Cordeiro, A. F. M. (2024). The Research-Exhibition Method: Collection, Curatorship and the Setting Up of Scenes . Paidéia (Ribeirão Preto), 33, e3322. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3322