Ecoalfabetização: ensinando a ler a natureza
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v2i2p133-152Palabras clave:
Ecoalfabetização, Representações de natureza, Estudos culturaisResumen
Neste artigo, discutimos alguns significados atribuídos à natureza, praticados na ecoalfabetização, vertente da educação ambiental que consiste na busca por maneiras de operacionalizar a sustentabilidade ecológica, por meio da observação e do aprendizado com os sistemas naturais. Uma das representações culturais que discutimos refere um suposto afastamento ocorrido entre ser humano e natureza como a principal causa do desequilíbrio ecológico. Assim, nossos modos de vida seriam cada vez menos "naturais". Argumentamos, entre outros aspectos, que o que se entende por "natural" não possui um significado intrínseco, mas é construído na cultura. Queremos registrar ainda que essas construções definidoras do que é e do que não é "natural", possuem efeitos constitutivos, políticos e pedagógicos que atuam fortemente sobre a vida das pessoas. Desse modo, a alfabetização ecológica, ao incentivar que aprendamos com os "princípios ecológicos", promove determinadas leituras e interpretações preferenciais da natureza. Entre essas, a de que a natureza é perfeita, harmônica e sábia. Autores que criticam a ecoalfabetização identificam nela um acentuado determinismo ecológico, pois essa se valeria da transposição de regras da natureza para governar a sociedade.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2007-12-01
Número
Sección
nd2070364423
Cómo citar
Sampaio, S. M. V., & Wortmann, M. L. C. (2007). Ecoalfabetização: ensinando a ler a natureza . Pesquisa Em Educação Ambiental, 2(2), 133-152. https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v2i2p133-152