Contribuições da análise crítica do discurso para uma reflexão sobre questões do campo da Educação Ambiental: olhares de educadores em ciências
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v3i1p129-154Palavras-chave:
Educação em ciências, Educação ambiental, Análise crítica do discurso, Educação críticaResumo
Neste texto, partindo da apresentação das idéias centrais dos estudos críticos do discurso, (i) argumentamos a favor do potencial das perspectivas críticas para a orientação de pesquisas em Educação Ambiental, (ii) problematizamos a natureza dos diferentes discursos que interpelam e que constituem as práticas de educadores ambientais e (iii) debatemos o papel do discurso científico na constituição do discurso sobre meio ambiente nos meios de comunicação. A discussão é feita com base em algumas reflexões sobre as relações entre a pesquisa no campo da Educação Ambiental e a pesquisa no campo da Educação em Ciências, bem como em resultados de investigações, em andamento e concluídas, no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde, do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2008-06-01
Edição
Seção
nd757356854
Como Citar
Martins, I., Olinisky, M. J., Abreu, T. B. de, & Santos, L. M. F. dos. (2008). Contribuições da análise crítica do discurso para uma reflexão sobre questões do campo da Educação Ambiental: olhares de educadores em ciências . Pesquisa Em Educação Ambiental, 3(1), 129-154. https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v3i1p129-154