Processo de institucionalização da educação ambiental: tendências, correntes e concepções

Autores/as

  • Angélica Góis Müller Morales Secretária Executiva da Rede de Educação Ambiental do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v4i1p159-175

Palabras clave:

educação ambiental, concepções, processo formativo

Resumen

A educação ambiental vem se formando numa rede de concepções, por meio de diálogos e disputas de sentidos diante da relação sociedade-natureza. Assim, este artigo teve como objetivo analisar a narrativa da educação ambiental, focando suas tendências e concepções que vem permeando o discurso dos profissionais educadores ambientais. As várias concepções sobre o ambiente propiciam uma diversidade que pode ser enriquecida, em perspectiva sincrônica, pela combinação dos elementos entre as concepções eminentemente complementares que apresentam diversos caminhos, resultados da evolução histórica da própria institucionalização da educação ambiental. Considera-se que a educação ambiental está construindo novas formas de pensar e agir diante das suas múltiplas correntes, as quais têm permeado as discussões do processo formativo da educação ambiental.

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Publicado

2009-01-01

Número

Sección

nd1080727276

Cómo citar

Morales, A. G. M. (2009). Processo de institucionalização da educação ambiental: tendências, correntes e concepções . Pesquisa Em Educação Ambiental, 4(1), 159-175. https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v4i1p159-175