Homem e natureza: o lugar paradigmático do princípio ético de Hans Jonas na Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v5i1p97-113Palavras-chave:
Ética, Responsabilidade, NaturezaResumo
O artigo trata do princípio ético da responsabilidade proposto pelo filósofo Hans Jonas, com base no qual intentamos demonstrar a viabilidade teórica da formulação de uma proposta pedagógica de caráter interdisciplinar para a educação ambiental. Considerando a ética como princípio norteador, o texto situa a crise ambiental no âmbito da existência humana e assinala que a preocupação com as gerações futuras nos impõe o mais alto dever de conservar a natureza, o que indica a necessidade de uma educação dinâmica, voltada para a responsabilidade social, enquanto dever que se impõe à práxis coletiva.Downloads
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Publicado
2010-01-01
Edição
Seção
nd169048989
Como Citar
Barreto, S., & Garção, E. S. (2010). Homem e natureza: o lugar paradigmático do princípio ético de Hans Jonas na Educação Ambiental . Pesquisa Em Educação Ambiental, 5(1), 97-113. https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v5i1p97-113