O GRUPO DE PESQUISA CULTURA, AMBIENTE E EDUCAÇÃO: APRESENTAÇÃO E REFERÊNCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v5i2p49-58Abstract
O texto articula os atuais referenciais teórico-metodológicos do grupo depesquisa (GP) Cultura, Ambiente e Educação, existente desde 2005 no diretório depesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq). Partindo do pressuposto de que existe em curso um processo deambientalização das esferas sociais, o GP se propõe a analisar como este configurapráticas e experiências que se instituem como um habitus ecológico, particularmenteno campo educativo e religioso. Para isso se elegeu uma orientação antropológicaa fim de compreender como práticas de Educação Ambiental e práticas religiosasque internalizam uma orientação ecológica produzem no plano individual einstitucional experiências associadas à formação de um sujeito virtuoso (sujeitoecológico) ligado às paisagens e aos lugares. Além disso, no plano coletivo, pretendeseinvestigar como essas instituições transformam o campo ambiental e setransformam ao incorporar um idioma ecológico capaz de produzir, entre outrascoisas, o deslocamento de uma “cidadania política” em direção a uma “cidadaniaambiental”.Downloads
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Pubblicato
2012-07-25
Fascicolo
Sezione
Artigos
Come citare
Carvalho, I. C. de M., & Borges, M. G. (2012). O GRUPO DE PESQUISA CULTURA, AMBIENTE E EDUCAÇÃO: APRESENTAÇÃO E REFERÊNCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS. Pesquisa Em Educação Ambiental, 5(2), 49-58. https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v5i2p49-58