Dialogar e digladiar: entre a conflagração e a constituição do campo da pesquisa sobre políticas públicas de educação ambiental

Autores/as

  • Luiz Antonio Ferraro Júnior

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v7i2p133-145

Resumen

O Grupo de Discussão de Pesquisa (GDP) “Educação Ambiental e Políticas Públicas”, do VI Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), revelou um campo efervescente e promissor. Há possibilidades amplas para a pesquisa em decorrência da crescente produção de políticas de educação ambiental nos diferentes níveis federativos. Além da quantidade e diversidade de temas, as pesquisas têm grande relevância política e acadêmica. Estudar e sistematizar conhecimentos sobre essas políticas pode favorecer seu aprimoramento e evitar o experimentalismo difuso. Por outro lado, há uma conflagração nesse campo de pesquisa, já que alguns estudos podem se converter em peças de acusação ou defesa de determinadas gestões. Mesmo assim, algumas lições sobre a autonomia das entidades executoras em relação aos financiadores, a necessidade de planejar as condições para a continuidade das ações e o desafio de desenvolver estratégias para a democratização dos espaços políticos podem ser destacados do conjunto de pesquisas do GDP.

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Publicado

2013-02-27

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Júnior, L. A. F. (2013). Dialogar e digladiar: entre a conflagração e a constituição do campo da pesquisa sobre políticas públicas de educação ambiental. Pesquisa Em Educação Ambiental, 7(2), 133-145. https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v7i2p133-145