Notas de campo na semana do impeachment no Congresso Nacional

Autores

  • Bruna Potechi Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/madscc61

Resumo

Este relato traz cenas do meu diário de campo da semana de votação do processo de impeachment de Dilma Rousseff no Senado Federal. Esta votação acontece posterior à votação favorável ao impeachment na Câmara dos Deputados, que então encaminha o processo ao Senado Federal. Naquele momento o Senado votaria pela continuidade do processo a ser então encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo afastamento de Rousseff da presidência para aguardar julgamento pelo STF. Enquanto eu pensava que o processo de impeachment poderia inviabilizar meu acesso ao interior do Congresso Nacional, eu percebo que o acesso ao interior do Congresso Nacional vai se modificando durante a semana de votação do processo de impeachment, e que o lugar onde o legislativo funcionava também vai sendo espacialmente deslocado naqueles dias. Ambas as dinâmicas, de fechamento do Congresso Nacional e de deslocamento do legislativo, acabam por exigir novos lugares de inserção da antropóloga em campo. Estes movimentos ficam evidentes nas notas que seguem do diário de campo. Mais especificamente, este artigo traz cenas de meu caderno de campo de dentro do Congresso, seus arredores e as manifestações em Brasília na semana de votação no Senado naquela terça, quarta e quinta de maio de 2016.

Biografia do Autor

  • Bruna Potechi, Universidade Federal de São Carlos

    Doutorado em Antropologia Social PPGAS - UFSCar

Referências

ABREU, Luiz Eduardo de Lacerda. 2000. Os labirintos do minotauro: Política, troca e linguagem. Tese de Doutorado, Brasília, Departamento de Antropologia, Universidade de Brasília.

LEITE, Maria Stello. 2016. “Amar sem Temer nas ruas de São Paulo”, Ponto Urbe [Online], 18 | 2016, posto online no dia 31 Julho 2016, consultado em 08 Dezembro 2017. URL : http://journals.openedition.org/pontourbe/3132

PINHEIRO-MACHADO, Rosana. 2016. "Luzes antropológicas ao obscurantismo: uma agenda de pesquisa sobre o “Brasil profundo” em tempos de crise." Revista de@ ntropologia da UFSCar v.8 n.2. p. 21-28.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

Etnográficas

Como Citar

Potechi, B. (2018). Notas de campo na semana do impeachment no Congresso Nacional. Ponto Urbe, 23, 1-10. https://doi.org/10.11606/madscc61