Dark memories: mining paths of a Schindler in Bolivia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2022.192113Keywords:
Museum, Mining, Nazism, Holocaust, MemoryAbstract
This article aims to depict, through intersections between written narratives and photographs, the role of Mauricio Hochschild, one of the mining barons in Bolivia, in the protection of exiled Jews and fugitives from the horrors of German Nazism, between 1938 and 1939. As a space for the construction of memories, the museum constituted itself as a source for the writing of this article. Having as a theoretical basis the thoughts of authors such as Silveira; Filho (2005), Bosi (1987; 1994), Didi-Huberman (2010), Pollak (1992), Palma (2015) among others, we proposed a dialog aiming to build new meanings to a history lived, among many others, in spaces of complete darkness.
Downloads
References
A LISTA de Schindler. Steven Spielberg (Diretor). EUA: Universal Pictures. 1993. (Filme). Disponível em: https://rakuten.tv/pt/movies/a-lista-de-schindler. Acesso em: 12 jan. 2022.
ANZALDÚA, Gloria. Borderlands. La frontera. The new mestiza. São Francisco (USA): Aunt Lute Books. 2007.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes. 1988.
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. (Trad. Sérgio Paulo Rouanet). São Paulo: Brasiliense. 1993. pp. 165-196.
BHABHA, Homi. Nation and narration. Londres: Routledge. 1990.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG. 1998.
BIEBER, León. La sociedad de protección a los inmigrantes israelitas: su aporte a la integración económica de judíos en Bolivia. 1939-1945. Latin Studies Association. v. 34. n.2. p. 152-178. 1999. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2503916. Acesso em: 16 out. 2021.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade. Lembranças de Velhos. 2ª Edição. T.A. Queiroz. São Paulo: EdUSP. 1987.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3ª Edição. São Paulo: Companhia das Letras.1994.
CAETANO, Mariana Gomes. Bordas do corpo, fronteiras do mundo: notas sobre o feminismo fronteiriço. In. LOPES, Adriana; FACINA, Adriana; SILVA, Daniel (Org.) Nó em pingo d'água - Sobrevivência, cultura e Linguagem. Rio de Janeiro: Mórula Editorial. 2019.
CLIFFORD, James. Museus como zonas de contato. Periódico Permanente. n.6. fev. 2016.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. (Trad. Paulo Neves). São Paulo: Editora 34. 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. (Trad.Vera Ribeiro). Rio de Janeiro: Contraponto. 2013.
DUSSEL, Enrique. 20 Tesis de política. México: CREFAL/Siglo XXI. 2006.
GINZBURG, Carlo. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In. GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. (Trad. F. Carotti). São Paulo: Companhia das Letras. 1989. p. 143-179.
HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos: uma história. (Trad. Rosaura Eichenberg). São Paulo: Companhia das Letras. 2009.
LEÓN, Christian. Imagens, mídia e telecolonialidade: rumo a uma crítica decolonial dos estudos visuais Epistemologias do Sul. v.3. n.1. 2019. pp. 58-73. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/view/2437. Acesso 7 abril 2022.
LORINI, Irma. Los nazis en Bolivia: sus militantes y simpatizantes 1929-1945. La Paz: Editorial Plural. 2016.
MALDONADO-TORRES, Nelson Maldonado. On the Coloniality of Being: contributions to the development of a concept. Estudos Culturais. v. 21, n. 2-3, 2007. pp. 240-270. DOI 10.1080/09502380601162548.
MIGNOLO, Walter. La idea de América Latina. La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa, 2007.
MORO, Javier. Presentación. In: ORMACHEA, Verónica. Los Infames. 1er edición. Madrid: Liber Factory/ Lord Byron. 2017.
ORMACHEA, Verónica. Los Infames. 1er edición. Madrid: Liber Factory/ Lord Byron. 2017.
PALMA, Daniela. A Cidade que nos olha: imagem e vestígios nos noturnos de Cássio Vasconcellos [online]. Galáxia. n. 29, pp. 23-236. 2015. Disponível em https://www.redalyc.org/pdf/3996/399641255017.pdf. Acesso em 7 abril 2022.
POLLAK, Michel. Memória e identidade social. Estudos Históricos. v.5 n. 10, 1992, pp. 200-212
QUIJANO, Aníbal. A colonialidade do saber: eurocentrismo e Ciências Sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO. 2005.
SANTOS, Boaventura de Souza. A Gramática do Tempo: para uma nova cultura política. 2ª Edição. v. 4. São Paulo: Editora Cortez. 2008.
SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da; FILHO, Manuel Ferreira Lima. Por uma Antropologia do objeto documental: entre a "alma das coisas" e a coisificação do objeto. Horizontes Antropológicos. ano 11, n. 23. jan/jun 2005. pp.37-50.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. (Trad. Rubens Figueiredo). São Paulo: Companhia das Letras. 2003.
ZEBALLOS, Hernán. Mauricio Hochschild (Opinión). El Diario. 19 fev. 2021. Disponível em: https://www.pub.eldiario.net/movil/index.php?n=16&a=2021&m=02&d=19. Acesso em: 16 abril 2022.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Ana Carla Barros Sobreira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A BJLAS adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0).
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios específicos, ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), é o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina.
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio, desde que sejam observadas as regras da licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0):
- O uso do material copiado e ou reproduzido no todo ou em partes deve se destinar apenas a fins educacionais, de pesquisa, uso pessoal ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;
- O material pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato;
- A reprodução deverá ser acompanhada da citação da fonte na integra incluindo o(s) nome(s) do(s) aturoes(s), no seguinte formato: Fonte: Revista Cadernos Prolam/USP. Brazilian Journal of Latin American Studies;
- Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.