The streets are ours (and the images, too)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2023.211316Keywords:
Feminismo, Photography, Performance, Visual Studies, AbortionAbstract
This essay addresses a series of images –taken by groups of photographers-activists– of the mobilizations that have occurred in Argentina since the emergence of the feminist tide in 2015 and around the claim for the safe, legal and free abortion law sanctioned in 2020. From a theoretical-critical perspective but also from the experience of belonging to Ni Una Menos, this paper explores feminist visuality as a way of representation and visibility of the tide in the public space, but also as a tool for self-representation, linked to the massiveness of the movement in the new millennium, the street occupation and digital intervention, the interruptions in the patriarchal narrative. The main claim is that feminism is being constituted as an apparatus of intelligibility, that is, as a way of speaking, of creating images, to read and to see the world. This relationship between word and image also implies a political-aesthetic intervention, which makes strategic use of performativity and implies a distinctive way of making the present and the future.
Downloads
References
BENJAMIN, Walter. Sobre el concepto de historia. La dialéctica en suspenso. Fragmentos sobre la historia. Santiago: Arcis-Lom, 1986.
BUTLER, Judith. Gender Trouble. Feminism and the Subversion of Identity. New York: Routledge, 1990.
BUTLER, Judith. Cuerpos aliados y lucha política. Hacia una teoría performativa de la asamblea. Buenos Aires: Paidós, 2017. Traducción de María José Viejo Pérez.
BUTLER, Judith; SPIVAK, Gayatri Chakravorty. ¿Quién le canta al estado-nación? Lenguaje, política, pertenencia. Buenos Aires: Paidós, 2009. Traducción de Fermín Rodríguez.
CARTIER-BRESSON, Henri. The Decisive Moment. Göttingen: Steidl, 2015. [Publicado originalmente con el título Images à la Sauvette (Paris: Verve, 1952)].
CORTÉS ROCCA, Paola; PALMEIRO, Cecilia. “#Operación Araña: Performance and Feminist Avant-garde”. Liminalities. A Journal of Performance Studies, v.18, n.3, 2022. Disponible en: http://liminalities.net/18-3/ Consultado en: 1 nov. 2023.
GAGO, Verónica. La potencia feminista. O el deseo de cambiarlo todo. Buenos Aires: Traficantes de sueños, 2019.
GROYS, Boris. Sobre el activismo en el arte. Arte en flujo. Ensayos sobre la evanescencia del presente. Buenos Aires: Caja Negra, 2016. Traducción Paola Cortes Rocca.
LUDMER, Josefina. Las tretas del débil. In: Patricia Elena González y Eliana Ortega (Comps.) La sartén por el mango. Puerto Rico: El Huracán, 1985.
MITCHELL, William John Thomas. Showing seeing: a critique of visual culture. Journal of Visual Culture, v. 1, n. 2, p. 165-181, 2002. Hay traducción de Pedro Cruz Sánchez: “Mostrando el ver. Una crítica de la cultura visual”. Estudios visuales, 1, p. 17-40, 2003.
SCHNEIDER, Rebecca. Performing Remains. Art and War in Times of Theatrical Reenactment. New York: Routledge, 2011.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Paola Cortes Rocca
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A BJLAS adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0).
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios específicos, ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), é o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina.
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio, desde que sejam observadas as regras da licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0):
- O uso do material copiado e ou reproduzido no todo ou em partes deve se destinar apenas a fins educacionais, de pesquisa, uso pessoal ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;
- O material pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato;
- A reprodução deverá ser acompanhada da citação da fonte na integra incluindo o(s) nome(s) do(s) aturoes(s), no seguinte formato: Fonte: Revista Cadernos Prolam/USP. Brazilian Journal of Latin American Studies;
- Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.