una/la Múltiples exposiciones montajes fotográficos en la obra de Annemarie Heinrich
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2023.212016Palabras clave:
fotomontajes, múltiples exposiciones, Annemarie Heinrich, fotografía argentina, Nueva MujerResumen
Este artículo explora diversas opciones de creación que desplegó la fotógrafa germano-argentina Annemarie Heinrich a partir del uso de múltiples exposiciones y montajes fotográficos, analizando también la circulación de estas imágenes, sus perspectivas estéticas y sus posibles alcances en tanto producciones desarrolladas por una fotógrafa mujer. Se propone pensar a dichas exploraciones fotográficas como procedimientos clave del medio para expandir las posibilidades de representación y crear una nueva realidad imaginada; un ámbito para la investigación que le permitió Heinrich expandir su creatividad y cuestionar el estatuto de verdad de la imagen fotográfica, como así también contar una vía para desarrollar su camino como fotógrafa dentro del panorama fotográfico local e internacional.
Descargas
Referencias
ADES, Dawn. Fotomontaje. Barcelona: Gustavo Gili, 2002[1976].
FACIO, Sara. La fotografía en Argentina. Desde 1840 a nuestros días. Buenos Aires: Editorial La Azotea, 1995.
FRIZOT, Michel. Metamorphoses of the image: Photo-graphics and the alienation of meaning. In: FRIZOT, Michel (Ed.), The New History of Photography. Köln: Könemann, p. 431-455, 1998.
FRIZOT, Michel. El imaginario fotográfico. México: Serieve-CONACULTA, 2009.
HEINRICH, Annemarie. Homenaje a los Grandes. Cuarto Oscuro, n. 440, suplemento especial. Buenos Aires: Foto Club Buenos Aires, abril de 1994.
HUYSSEN, Andreas. Después de la gran división. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2006.
NAVARRETE, José Antonio. Escribiendo sobre fotografía en América Latina. Antología de textos 1925-1970. Montevideo: Centro de Fotografía Ediciones, 2018.
NELSON, Andrea et al. The New Woman behind the Camera. Washington: National Gallery of Art, 2020.
OTTO, Elizabeth. Modern Bodies. In NELSON, Andrea et al. (Ed.) The New Woman behind the Camera. Washington: National Gallery of Art, p. 187-206, 2020.
ROUILLÉ, André. La fotografía entre documento y arte contemporáneo. México: Herder, 2017 [2005].
TAUSK, Petr. Historia de la fotografía en el siglo XX. Barcelona: Gustavo Gili, 1978.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Julieta Pestarino
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A BJLAS adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0).
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios específicos, ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), é o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina.
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio, desde que sejam observadas as regras da licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0):
- O uso do material copiado e ou reproduzido no todo ou em partes deve se destinar apenas a fins educacionais, de pesquisa, uso pessoal ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;
- O material pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato;
- A reprodução deverá ser acompanhada da citação da fonte na integra incluindo o(s) nome(s) do(s) aturoes(s), no seguinte formato: Fonte: Revista Cadernos Prolam/USP. Brazilian Journal of Latin American Studies;
- Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.