Projeto Naturalistas Mirins: explorando as potencialidades educativas do Museu de Anatomia Veterinária da FMVZ USP

Autores

  • Mauricio Candido da Silva Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
  • Ana Paula da Cruz Leite Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Laís Allana Lima de Oliveira Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v18i0p39-50

Palavras-chave:

Museu Universitário. Educação em Museu. Extensão Universitária.

Resumo

Levando em conta os resultados que influenciaram a estruturação do Programa Educativo do Museu de Anatomia Veterinária da FMVZ USP, o ‘Projeto Naturalistas Mirins’ objetivou o desenvolvimento de atividades educativas com professores e alunos de Ensino Fundamental I de duas escolas do município de Miracatu, Vale do Ribeira, SP. Inserido no contexto da extensão universitária, esse projeto de divulgação científica abordou temas inerentes à licenciatura em Ciências da Natureza por meio da identificação de animais, conservação ambiental, respeito e cuidado com a vida. Além desses assuntos, o projeto buscou formas de aprendizagem com esses professores e alunos em um espaço diferente da realidade de suas vidas: o cenário museal. Como principais resultados, o projeto produziu as diretrizes do Guia MAV para Professores, novas orientações temáticas relacionadas ao treinamento de professores e contribuições voltadas ao desempenho da monitoria do museu para alunos do Ensino Fundamental I. Esse projeto possibilitou também a ampliação da experiência discente de alunas da licenciatura por meio da inter-relação da prática pedagógica entre o museu universitário e a escola pública, experiência de grande valor para a discussão envolvendo a educação e universidade sob a ótica da cultura e extensão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mauricio Candido da Silva, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
    doutor em Arquitetura e Urbanismo, Especialista em Museologia e chefe da seção técnica do Museu de Anatomia Veterinária Prof Dr Plínio Pinto e Silva da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo.
  • Ana Paula da Cruz Leite, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
    estagiária do Museu de Anatomia Veterinária Prof Dr Plínio Pinto e Silva da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo e aluna do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.
  • Laís Allana Lima de Oliveira, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
    estagiária do Museu de Anatomia Veterinária Prof Dr Plínio Pinto e Silva da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo e aluna do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Downloads

Publicado

2017-11-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Projeto Naturalistas Mirins: explorando as potencialidades educativas do Museu de Anatomia Veterinária da FMVZ USP. (2017). Revista De Cultura E Extensão USP, 18, 39-50. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v18i0p39-50