Marcas de Certificação no Brasil: um estudo sobre os atos normativos infralegais e os julgamentos de pedidos de registros no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v11i1p185-205

Palavras-chave:

Marca de Certificação, Conformidade, Lei de Propriedade Industrial

Resumo

A marca de certificação tem a finalidade de aferir características e níveis de qualidade à produtos e serviços, tornando-se um valioso mecanismo que lhes agrega valor de mercado. Ela só pode ser requerida por pessoa sem interesse na produção e comercialização do produto ou serviço a ser certificado. Devido a suas características intrínsecas, pedidos de marcas dessa natureza exigem atendimento a uma documentação mais complexa do que nos demais casos de sinais distintivos. Por essa razão, um número significativo de pedidos indeferidos foi observado ao longo dos anos, concluindo-se que o motivo se deve ao não atendimento de exigências legais e até mesmo ao desconhecimento desse expediente. O objetivo desse artigo é apresentar os atos normativos infralegais criados para contribuir no processamento desses pedidos, além de demonstrar o panorama atual das marcas certificatórias vigentes ou em fase de concessão, contemplando desde o primeiro pedido concedido no país, em 1957, até o ano de 2022. Esta é uma pesquisa documental e exploratória, com abordagem qualitativa, instrumentalizada com dados obtidos em pesquisas efetuadas no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

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Biografia do Autor

  • Priscila Grazielle Flôr, Instituto Federal do Paraná. Campus Paranavaí

    Graduada em Direito. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Estadual de Maringá

  • André Xavier Foster, Embapa Londrina. Assessoria Jurídica

    Graduado em Administração e Direito. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Estadual de Maringá

  • Rejane Sartori, Universidade Estadual de Maringá

    Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pela Universidade Estadual de Maringá. Professora no Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações pela Universidade Cesumar

  • João Paulo Marin, Universidade Estadual de Maringá

    Doutorado em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Publicado

2024-01-26

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS

Como Citar

Marcas de Certificação no Brasil: um estudo sobre os atos normativos infralegais e os julgamentos de pedidos de registros no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual. (2024). Revista Digital De Direito Administrativo, 11(1), 185-205. https://doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v11i1p185-205