Acesso das pessoas com deficiência aos cargos de professores substitutos nas Instituições Federais de Ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v11i1p60-84

Palavras-chave:

Pessoas com deficiência, Professores substitutos, Reserva de Vagas, Serviço Público

Resumo

A legislação brasileira sobre inclusão das pessoas com deficiência no trabalho público evoluiu consideravelmente nas últimas três décadas, sobretudo depois de a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD) ter sido incorporada ao texto constitucional em 2009 e, mais recentemente, com as publicações do Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei n. 13.146, de 2015 (BRASIL, 2015b) e do Decreto 9.508, de 2018 (BRASIL, 2018). Na prática, entretanto, ainda não se constata uma participação efetiva desses indivíduos nos quadros do funcionalismo público, tanto no que diz respeito aos vínculos permanentes quanto em relação às contratações temporárias. Partindo dessa conjuntura, o estudo objetiva analisar até que ponto os processos seletivos de contratação temporária de professores substitutos nas principais instituições federais de ensino brasileiras têm sido realizados em consonância com o aludido arcabouço jurídico. Com referencial teórico no direito à igualdade e utilização de pesquisa bibliográfica e análise documental, chega-se à conclusão de que, apesar da reduzida presença de pessoas com deficiência nos quadros examinados, há uma tendência positiva de adequação normativa que aponta para a ampliação do processo de inclusão laboral nesses quadros nos próximos anos.

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Biografia do Autor

  • Bruno Martins Teixeira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Mestre em Proteção dos Direitos Fundamentais pela Universidade de Itaúna - Itaúna - MG; Especialista em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela Universidade Gama Filho - Rio de Janeiro - RJ; Especialista em Gestão Pública e Inovação pela Fundação Joaquim Nabuco - Recife - PE. Servidor Técnico Administrativo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG – Campus de Divinópolis - MG. Advogado.

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Publicado

2024-01-26

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS

Como Citar

Acesso das pessoas com deficiência aos cargos de professores substitutos nas Instituições Federais de Ensino. (2024). Revista Digital De Direito Administrativo, 11(1), 60-84. https://doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v11i1p60-84