Construção e validação de manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto

Autores

  • Liana Mara Rocha Teles Federal University of Ceará; Nursing Department
  • Amanda Souza de Oliveira Federal University of Ceará; Nursing Department
  • Fernanda Câmara Campos Federal University of Ceará; Nursing Department
  • Thaís Marques Lima Federal University of Ceará; Nursing Department
  • Camila Chaves da Costa Federal University of Ceará; Nursing Department
  • Linicarla Fabiole de Souza Gomes Federal University of Ceará; Nursing Department
  • Mônica Oliveira Batista Oriá Federal University of Ceará; Nursing Department
  • Ana Kelve de Castro Damasceno Federal University of Ceará; Nursing Department

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000700003

Resumo

Objetivo Descrever o processo de construção e validação de um manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto. Método Pesquisa metodológica, realizada em 2011, seguindo as etapas: diagnóstico situacional; levantamento do conteúdo; seleção e fichamento do conteúdo; elaboração textual; criação das ilustrações; diagramação do manual; consulta a especialistas; consulta ao público-alvo; adequação do manual; revisão de português e avaliação do Índice de Legibilidade de Flesch (ILF). Foram elaborados tópicos que retrataram o suporte do período gestacional ao pós-parto. Resultados Entre os acompanhantes, houve concordância mínima de 81,8% nos tópicos organização, escrita, aparência e motivação. O Índice de Validade de Conteúdo (IVC) Global do manual educativo foi de 0,94. A partir do ILF, os tópicos do manual corresponderam à leitura Muito Fácil ou Fácil. Conclusão Considera-se o manual validado por especialistas e representantes do público-alvo quanto à sua aparência e conteúdo.




Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2014-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Teles, L. M. R., Oliveira, A. S. de, Campos, F. C., Lima, T. M., Costa, C. C. da, Gomes, L. F. de S., Oriá, M. O. B., & Damasceno, A. K. de C. (2014). Construção e validação de manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 48(6), 977-984. https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000700003