Construção e validação de manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000700003Resumo
Objetivo Descrever o processo de construção e validação de um manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto. Método Pesquisa metodológica, realizada em 2011, seguindo as etapas: diagnóstico situacional; levantamento do conteúdo; seleção e fichamento do conteúdo; elaboração textual; criação das ilustrações; diagramação do manual; consulta a especialistas; consulta ao público-alvo; adequação do manual; revisão de português e avaliação do Índice de Legibilidade de Flesch (ILF). Foram elaborados tópicos que retrataram o suporte do período gestacional ao pós-parto. Resultados Entre os acompanhantes, houve concordância mínima de 81,8% nos tópicos organização, escrita, aparência e motivação. O Índice de Validade de Conteúdo (IVC) Global do manual educativo foi de 0,94. A partir do ILF, os tópicos do manual corresponderam à leitura Muito Fácil ou Fácil. Conclusão Considera-se o manual validado por especialistas e representantes do público-alvo quanto à sua aparência e conteúdo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2014-12-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Como Citar
Teles, L. M. R., Oliveira, A. S. de, Campos, F. C., Lima, T. M., Costa, C. C. da, Gomes, L. F. de S., Oriá, M. O. B., & Damasceno, A. K. de C. (2014). Construção e validação de manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 48(6), 977-984. https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000700003