Prática pedagógica reflexiva de licenciados de enfermagem: o portfólio como instrumento

Autores

  • Débora Rodrigues Vaz University of São Paulo; School of Nursing
  • Cláudia Prado University of São Paulo; School of Nursing; Department of Professional Counseling

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000700019

Resumo

Objetivo Analisar as narrativas relacionadas à prática pedagógica vivenciada durante o Estágio Curricular Supervisionado relatadas nos portfólios de licenciandos de Enfermagem, quanto aos níveis de reflexão. Método Trata-se de um estudo documental exploratório-descritivo que analisou duas das atividades propostas para a elaboração do portfólio. Resultados Mostraram que dos 28 portfólios analisados, todos apresentaram os três níveis de reflexão (técnico, crítico e metacrítico). Conclusão Os estudantes tiveram oportunidade de vivenciar a prática pedagógica e apresentaram reflexões em nível metacrítico, refletindo sobre seu desempenho, sobre a construção da sua identidade docente e sobre a importância de refletir sobre a prática, com o objetivo de transformá-la e transformar-se a si mesmo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2014-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Vaz, D. R., & Prado, C. (2014). Prática pedagógica reflexiva de licenciados de enfermagem: o portfólio como instrumento . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 48(6), 1103-1110. https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000700019