Declínio de empatia e formação de estudantes de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1980-220x2019006803619

Palavras-chave:

Estudantes de Enfermagem, Empatia, Relações Enfermeiro-Paciente, Papel do Profissional de Enfermagem

Resumo

Objetivo O objetivo do presente artigo é investigar se os níveis de empatia são consistentes com o conceito de declínio de empatia. Método Um estudo não-experimental e transversal foi conduzido com duas populações de alunos de enfermagem de dois programas de enfermagem distintos, da Universidad San Sebastián (Santiago, Chile) e da Universidad Mayor (Temuco, Chile). Os dados originais sobre empatia, avaliados pela Jefferson Scale of Empathy, e reunidos em um único banco de dados. Os dados foram então analisados através de testes de normalidade e homocedasticidade, Cronbach’s alpha e análise de variância. Foram calculados o desvio padrão da variável dependente (Sy.x) e o coeficiente de determinação (R2). Resultados As amostras dos dois programas tiveram 479 e 277 participantes, respectivamente. As distribuições das médias de empatia (e seus componentes) ao longo do curso foram constantes, com um aumento em alguns casos. Conclusão A distribuição das médias de empatia nos alunos de enfermagem estudados não foi consistente com o declínio clássico de empatia observado em outros estudos. Sendo assim, os dados indicam que os fatores tradicionais identificados como causas de erosão empática não funcionam da mesma forma no contexto avaliado.

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Publicado

2020-10-12

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Díaz-Narváez, V. P. ., Calzadilla-Núñez, A. ., López-Orellana, P. ., Utsman-Abarca, R. ., & Alonso-Palacio, L. M. . (2020). Declínio de empatia e formação de estudantes de enfermagem. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 54, e03619. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2019006803619