Efeitos das essências florais nos sintomas de estresse de estudantes de enfermagem: ensaio clínico randomizado*

Autores

  • Lucia Maria Nunes Freire de Albuquerque Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação Enfermagem na Saúde do Adulto, São Paulo, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-0699-8118
  • Ruth Natalia Teresa Turrini Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica, São Paulo, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4910-7672

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0307

Palavras-chave:

Bacharelado em Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Angústia Psicológica, Essências Florais, Terapias Complementares

Resumo

Objetivo: Analisar os efeitos do buquê de essências florais nos sinais e sintomas do estresse em estudantes de enfermagem. Método: Ensaio clínico randomizado, triplo cego, com dois grupos, floral e placebo, realizado com 101 estudantes de enfermagem. Os grupos utilizaram a fórmula por 60 dias na dosagem de 4 gotas 4 vezes ao dia. O desfecho foi avaliado pelas escalas Teste de Baccaro e Escala de Estresse Percebido, aplicadas no início e no final da intervenção. A análise do desfecho foi feita pelo modelo de efeitos misto, com 〈 = 5% e o tamanho de efeito verificado pelo teste d-Cohen. Resultados: Não houve diferença significativa entre os grupos na redução do estresse (p > 0,05). Ambos os grupos tiveram redução nos escores das escalas (p < 0,001) com tamanho de efeito grande. Houve influência da pandemia COVID-19 na redução dos escores do Teste de Baccaro. Conclusão: A intervenção com terapia floral não foi mais efetiva que o placebo na redução de sinais e sintomas de estresse. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos: UTNU1111–1257–5715.

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Publicado

2022-01-05

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Albuquerque, L. M. N. F. de, & Turrini, R. N. T. (2022). Efeitos das essências florais nos sintomas de estresse de estudantes de enfermagem: ensaio clínico randomizado*. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 56, e20210307. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0307