Ensino do Iramuteq para uso em pesquisas qualitativas segundo vídeos do YouTube: estudo exploratório-descritivo

Autores

  • Samira Silva Santos Soares Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-9133-7044
  • Carolina Cabral Pereira da Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-0365-7580
  • Eloá Carneiro Carvalho Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem, Departamento de Enfermagem em Saúde Pública, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-1099-370X
  • Ana Beatriz Azevedo Queiroz Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery, Departamento de Enfermagem em Saúde Materno-Infantil, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-2447-6137
  • Patrícia Lima Pereira Peres Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Materno-Infantil. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-7086-8970
  • Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-2936-3468

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0396

Palavras-chave:

Mídias Sociais, Informação, COVID-19, Pesquisa Qualitativa, Ensino, Software

Resumo

Objetivos: identificar os conteúdos e características dos vídeos postados na rede social YouTube que tratam do uso do software Iramuteq como ferramenta para auxiliar as pesquisas qualitativas e discutir a contribuição desta rede social para a difusão do conhecimento, especialmente no contexto da pandemia de COVID-19. Método: estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa, realizado com vídeos do YouTube, coletados em junho de 2021 e submetidos à análise temática. Resultados: foram identificados 43 vídeos sobre a temática pesquisada, sendo a maioria (69,76%) publicado no período de 2020–2021. Quanto ao conteúdo, identificaram-se cinco categorias. Conclusão: os vídeos explanam sobre a instalação do Iramuteq, o preparo do corpus textual, os erros identificados por usuários do software e métodos para corrigi-los, as análises lexicais desenvolvidas pelo programa e como utilizá-lo. O conteúdo é apresentado de forma teórica e prática por meio da apresentação da interface do software. Assim, observa-se a contribuição do YouTube para o desenvolvimento do ensino e difusão do conhecimento, tanto por constituir-se como uma fonte para pesquisa como também por suscitar diálogos entre pesquisadores, especialmente em um contexto de pandemia.

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Publicado

2022-02-04

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Soares, S. S. S., Costa, C. C. P. da, Carvalho, E. C., Queiroz, A. B. A., Peres, P. L. P., & Souza, N. V. D. de O. (2022). Ensino do Iramuteq para uso em pesquisas qualitativas segundo vídeos do YouTube: estudo exploratório-descritivo. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 56, e20210396. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0396