Conhecimento e atitude sobre incapacidades na hanseníase: efeitos de intervenção fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0474

Palavras-chave:

Hanseníase, Conhecimento, Atitude, Pessoas com Deficiência, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Objetivo: Analisar os efeitos de uma intervenção educativa à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa sobre o conhecimento e a atitude de médicos e enfermeiros da atenção básica de saúde na avaliação do grau de incapacidade física na hanseníase. Método: Estudo de intervenção do tipo antes e depois, realizado com 122 profissionais, sendo 84 enfermeiros e 38 médicos, da Atenção Básica de Saúde de João Pessoa, Paraíba, em curso de capacitação sobre avaliação do grau de incapacidade física na hanseníase. Os dados foram coletados com instrumento próprio validado e analisados pelo teste qui-quadrado aderência e de proporção, com nível de significância de 5%. Resultados: Houve aumento dos escores de todos os itens do instrumento, com diferença estatisticamente significativa (p < 0,05) em 20 dos 32 itens, com destaque para os itens referentes à capacidade técnica do profissional para conduzir as etapas de anamnese, palpação dos nervos periféricos, avaliação sensitiva e motora. Destaca-se também que após a intervenção 5 itens obtiveram 100% de acertos. Conclusão: Intervenção educativa pautada na Teoria da Aprendizagem Significativa aperfeiçoou o conhecimento e a atitude dos profissionais de saúde na avaliação do grau de incapacidade física de pessoas com hanseníase.

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Publicado

2022-02-04

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Artigo Original

Como Citar

Santana, E. M. F. de, Brito, K. K. G. de, Nóbrega, M. de M., Antas, E. M. V., Sousa, A. T. O. de, & Oliveira, S. H. dos S. (2022). Conhecimento e atitude sobre incapacidades na hanseníase: efeitos de intervenção fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 56, e20210474. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0474