O efeito do apoio educacional pré-natal na autoeficácia da amamentação e na eficácia da amamentação: um investigação semi-experimental*

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0428

Palavras-chave:

Aleitamento Materno, Leite Materno, Lactação, Educação em Enfermagem, Educação Pré-Natal

Resumo

Objetivo: Inspecionar a influência da ajuda de treinamento em amamentação fornecida durante o processo pré-natal nos escores do LATCH e da autoeficácia da amamentação. Método: As gestantes, com número total de 80, que atendem aos critérios de investigação, foram arbitrariamente separadas em dois grupos, ou seja, um grupo de interferência (n = 40) e um grupo controle (n = 40). Enquanto as gestantes do grupo controle recebem apenas a cuidado normal, o grupo de interferência recebeu como extras os cuidados com a cuidado normal e o treinamento em amamentação. Ambos os grupos foram visitados em suas residências na primeira semana do puerpério e os formulários necessários à investigação, ou seja, o formulário de informações pessoais, LATCH Ferramenta de aproximação da amamentação e Formulários Curtos da Escala de Autoeficácia em Amamentação foram devidamente preenchidos. Etapa da investigação, foi entregue uma cartilha organizada pelo investigador para os dois grupos acima mencionados. Resultados: Comparado ao grupo controle, observou-se que o grupo interferência apresentou maiores médias de autoeficácia para amamentação e escores LATCH. Concluiu-se que quando se desenvolve a apreensão da mãe sobre a autoeficácia em amamentar, obviamente também se desenvolve a realização da amamentação. Conclusão: O treinamento em amamentação fornecido no período pré-natal desenvolveu a apreensão da autoeficácia da amamentação materna e a realização da amamentação na primeira semana do período pós-parto. A investigação é registrada em ClinicalTrials.gov NCT04757324.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2022-04-04

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Öztürk, R., Ergün, S., & Özyazıcıoğlu, N. (2022). O efeito do apoio educacional pré-natal na autoeficácia da amamentação e na eficácia da amamentação: um investigação semi-experimental*. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 56, e20210428. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0428