Efeitos de uma intervenção educativa com profissionais de enfermagem sobre abordagens ao paciente tabagista: estudo quase-experimental*

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0569pt

Palavras-chave:

Abandono do Uso de Tabaco, Educação em Saúde, Equipe de Enfermagem, Educação Continuada em Enfermagem, Ensino

Resumo

Objetivo: avaliar os efeitos de uma intervenção educativa sobre cessação do tabagismo direcionada à equipe de enfermagem. Método: estudo quase-experimental com 37 profissionais de enfermagem de um hospital brasileiro de maio/2019 a dezembro/2020. A intervenção consistiu em capacitar profissionais de enfermagem sobre abordagens aos pacientes tabagistas, dividida em duas etapas, a primeira, online, pré-requisito para a presencial/videoconferência. O efeito da intervenção foi avaliado por meio do pré- e pós-teste preenchido pelos participantes. Também foram analisados registros em prontuários de pacientes fumantes. Para análise, utilizou-se o Teste do Qui-Quadrado de McNemar. Resultados: houve aumento da frequência das ações visando à cessação tabágica após a intervenção. Diferenças significativas foram encontradas em orientações relacionadas à divulgação aos familiares da decisão de parar de fumar e necessidade de apoio, incentivo à abstinência após alta hospitalar e informações sobre estratégias para cessação do tabaco e recaídas. Conclusão: a intervenção educativa se mostrou inovadora e com grande capacidade de difusão do conhecimento. O pós-teste evidenciou efeito positivo na frequência das ações visando à cessação tabágica implementadas pela equipe de enfermagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2022-05-13

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Boni, F. G., Rosa, Y. L. da, Leite, R. M., Lopes, F. M., & Echer, I. C. (2022). Efeitos de uma intervenção educativa com profissionais de enfermagem sobre abordagens ao paciente tabagista: estudo quase-experimental*. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 56, e20210569. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0569pt