Contexto multidimensional do ensino técnico de enfermagem: triangulação de significados atribuídos por docentes*

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0513en

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Docentes de Enfermagem, Técnicos de Enfermagem, Apoio Social, Estudantes de Enfermagem

Resumo

Objetivo: Desvelar e discutir os significados atribuídos por docentes à relação entre professor e aluno no contexto multidimensional do ensino técnico de enfermagem. Método: Pesquisa qualitativa, apoiada na teoria representacional do significado, realizada com nove enfermeiros docentes do curso técnico em enfermagem de um colégio técnico vinculado a uma universidade federal da região nordeste do Brasil. Resultados: Foram desvelados os significados: perfil dos alunos; falta de preparo e de recursos financeiros; queda do rendimento e até interrupção da formação; desinteresse e resistência dos alunos; suporte acadêmico e estrutura qualificada; oportunidade de bolsas de auxílio; dedicação e olhar holístico dos docentes; respeito, ética e interatividade; preocupação com o aprendizado e desempenho do estudante, e grupo heterogêneo. Conclusão: Dificuldades sociais, financeiras e o desinteresse estudantil são as limitações que mais dificultam a efetividade do ensino. Por outro lado, o olhar holístico, a dedicação, o apoio dos docentes e a disponibilidade de recursos e suporte acadêmico são as principais características multidimensionais da vivência nesse cenário.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2022-07-08

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Sousa, B. S. de A., Nunes, B. M. V. T., Porto, F. R., Nery, I. S., Moura, M. E. B., & Carvalho, H. E. F. de. (2022). Contexto multidimensional do ensino técnico de enfermagem: triangulação de significados atribuídos por docentes*. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 56, e20210513. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0513en