Atenção plena disposicional, regulação emocional e estresse percebido em estudantes de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0086en

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Atenção Plena, Regulação Emocional, Estresse Acadêmico, Neurociência Cognitiva

Resumo

Objetivo: Investigar a correlação entre atenção plena disposicional, regulação emocional e estresse percebido e verificar fatores associados à atenção plena disposicional em estudantes de enfermagem. Método: Estudo correlacional, transversal, com estudantes de universidade pública. Foram utilizados os instrumentos: Mindful Attention Awareness Scale, Emotional Regulation Questionnaire e Perceived Stress Scale. Análises foram realizadas por meio de testes t, correlação de Pearson e regressão linear múltipla. Resultados: Participaram 330 estudantes. Identificou-se ausência de correlação entre a atenção plena disposicional e escore geral de regulação emocional e/ou estresse percebido e correlação fraca com a dimensão de regulação emocional supressão das emoções. Estar em tratamento psicológico e uso de substância psicoativas se associou à diminuição da atenção plena disposicional. Já idade, suficiência de horas de sono e supressão emocional se associaram ao aumento desta variável. Conclusão Houve relação entre a atenção plena disposicional apenas com a supressão das emoções, além de ligação desta variável com percepção de horas suficientes de sono, idade, uso de álcool ou substâncias psicoativas, estar em acompanhamento psicológico/psiquiátrico e supressão emocional.

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Publicado

2022-08-05

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Costa, D. A. V. da, Kogien, M., Hartwig, S. V., Ferreira, G. E., Guimarães, M. K. de O. R., & Ribeiro, M. R. R. (2022). Atenção plena disposicional, regulação emocional e estresse percebido em estudantes de enfermagem. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 56, e20220086. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0086en