Agravos à saúde dos trabalhadores de enfermagem em uma instituição pública de ensino

Autores

  • Carolina Luiza Bernardes University of São Paulo; School of Nursing
  • Lucinda Helena da Silva de Vasconcelos University of São Paulo; School of Nursing
  • Silmar Maria da Silva University of São Paulo; School of Nursing
  • Patrícia Campos Pavan Baptista University of São Paulo; Department of Professional Orientation; School of Nursing
  • Vanda Elisa Andres Felli University of São Paulo; Department of Professional Orientation; School of Nursing
  • Marcelo Pustiglione University of São Paulo; Clinic’s Hospital; Faculty of Medicine
  • Ruth Munhoz University of São Paulo; Clinic’s Hospital; Faculty of Medicine
  • Thatiana Fernanda Coa University of São Paulo; Clinic’s Hospital; Faculty of Medicine

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000400015

Resumo

Objetivo: Identificar os agravos ocorridos com os trabalhadores de enfermagem por meio do Sistema de Monitoramento da Saúde dos Trabalhadores de Enfermagem (SIMOSTE) e descrever as consequências desses agravos. Método: Trata-se de um estudo de natureza quantitativa do tipo exploratório descritivo que foi realizado em um hospital-escola situado na zona oeste do município de São Paulo. Resultados: A partir do SIMOSTE foram registradas 1.847 ocorrências no período de 6 meses. Entre as principais ocorrências destacam-se as licenças médicas, os acidentes de trabalho com e sem afastamentos, os atendimentos psiquiátricos e psicoterapia. Conclusão: Os dados apontam para a necessidade do desenvolvimento de novas ações de vigilância em saúde voltadas para a notificação dos acidentes e das doenças relacionadas ao trabalho, além da prevenção dos agravos.


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Publicado

2014-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Bernardes, C. L., Vasconcelos, L. H. da S. de, Silva, S. M. da, Baptista, P. C. P., Felli, V. E. A., Pustiglione, M., Munhoz, R., & Coa, T. F. (2014). Agravos à saúde dos trabalhadores de enfermagem em uma instituição pública de ensino . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 48(4), 677-683. https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000400015