Problematizando a residência multiprofissional em oncologia: protocolo de ensino prático na perspectiva de residentes de enfermagem

Autores

  • Myllena Cândida de Melo Federal Fluminense University; School of Nursing Aurora Afonso Costa
  • Gisella de Carvalho Queluci Federal Fluminense University; Department of Nursing Fundamentals and Administration
  • Mônica Villela Gouvêa Federal Fluminense University; Department of Health Planning; Institute of Community Health and Professional Master’s in Health Education

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000400019

Resumo

Objetivo: Investigar o ensino prático de residentes de Enfermagem de uma residência oncológica multiprofissional. Método: Pesquisa descritiva qualitativa, embasada na metodologia da problematização e em suas etapas, representadas pelo Arco de Maguerez. Os dados foram analisados segundo a análise de conteúdo. Resultados: Elementos potencializadores e limitantes da residência nortearam o desenho de um protocolo de ensino prático na perspectiva dos residentes, estruturado em três etapas: acolhimento e ambiência; cuidados de Enfermagem a partir de situações-problema e processo de avaliação. Conclusão: A sistematização do ensino prático promoveu a autonomia dos sujeitos e a aproximação do ensino à realidade, tornando a residência menos extenuante, aflitiva e estressante. 


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Publicado

2014-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Melo, M. C. de, Queluci, G. de C., & Gouvêa, M. V. (2014). Problematizando a residência multiprofissional em oncologia: protocolo de ensino prático na perspectiva de residentes de enfermagem . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 48(4), 706-714. https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000400019