O olhar de professores sobre o bullying e implicações para a atuação da enfermagem

Autores

  • Marta Angélica Iossi Silva Universidade de São Paulo; School of Nursing of Ribeirão Preto
  • Jorge Luiz da Silva Universidade de São Paulo; Science and Letters of Ribeirão Preto
  • Beatriz Oliveira Pereira Universidade do Minho; Institute of Education
  • Wanderlei Abadio de Oliveira Universidade de São Paulo; School of Nursing of Ribeirão Preto
  • Marcelo Medeiros Universidade Federal de Goiás; Faculty of Nursing

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000400021

Resumo

Objetivo: Compreender o bullying escolar, na perspectiva dos professores, e refletir sobre as possíveis ações da área da saúde em seu enfrentamento. Para tanto, tomaram-se por base as diretrizes do Programa Saúde na Escola, dos Ministérios da Saúde e da Educação. Método: Estudo de caso qualitativo, realizado com professores de uma escola pública de Minas Gerais. Foram utilizados grupos focais na coleta de dados e o material empírico foi decodificado a partir de técnica de análise temática de conteúdo, resultando em uma categoria analítica: concepções e experiências de professores diante do bullying. Resultados: Foram identificadas percepções pontuais sobre o fenômeno e utilização de recursos de intervenção pouco eficazes. No plano interpretativo, problematizaram-se as contribuições da saúde e da enfermagem no redimensionamento das intervenções e no processo de formação continuada dos professores. Conclusão: Os resultados apontam para a construção de práticas intersetoriais para o enfrentamento do bullying.


Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2014-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Silva, M. A. I., Silva, J. L. da, Pereira, B. O., Oliveira, W. A. de, & Medeiros, M. (2014). O olhar de professores sobre o bullying e implicações para a atuação da enfermagem . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 48(4), 723-730. https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000400021