Sobre Rítmicas "Complexas" e Métodos de Ensino
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2018.152958Palavras-chave:
Métodos de ensino de rítmica, Manuseio do tempo musical, Assimetrias rítmicasResumo
Este artigo é uma pesquisa bibliográfica teórica sobre rítmica e seus métodos de ensino, realizada por meio de levantamento de definições e conceitos relacionados a ritmo e ao recorte rítmico escolhido; e análise de métodos utilizados por universidades estaduais paulistas, nas disciplinas de percepção musical e rítmica, quando esta existe na grade, sendo eles: Guia Teórico-Prático para o Ensino do Ditado Musical partes I e II de Pozzoli; Rítmica de José Eduardo Gramani; Manual de Rítmica de Abelardo Mato Alonso; Ritmo de Bohumil Med; e Treinamento Elementar para Músicos de Paul Hindemith; quanto aos seus respectivos princípios norteadores para elaboração dos exercícios propostos como também, quanto às suas abordagens com relação à subdivisão e ao manuseio do tempo musical. Desta forma, busca-se entender como tais métodos e, por consequência, o ensino superior de música no estado de São Paulo, trabalham questões referentes a assimetrias possíveis de ocorrerem tanto na macroestrutura do compasso, expressa por meio da fórmula de compasso, quanto em sua microestrutura, compreendida pela acentuação e subdivisão do tempo. Observa-se com relativa frequência nos estudantes de música dificuldades para execução de tais assimetrias e, sendo assim, é importante compreender primeiro a forma que são pensados os exercícios de rítmica para futuramente apontar alternativas para sanar essas dificuldades.
Downloads
Referências
APEL, W. Harvard Dictionary of Music. Cambridge: Harvard University Press, 1950.
COLLINS Dictionary. [s.l], [s.d]. Disponível em: <https://www.collinsdictionary.com/dictionary/english/rhythm>. Acesso em: 4 jul. 2018.
FRIDMAN, A. L. Diálogos Com a Música de Culturas Não Ocidentais: Um percurso para a elaboração de propostas de improvisação. São Paulo: A. Fridman, 2013. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-02022015-152204/en.php>. Acesso em: 26 jun. 2018.
GERSTIN, J. ; DALLUGE, K. Rhythmic Suspension: Balancing off the beat. American Music Teacher, [s.l.], v. 63, pp. 18-22, abr/maio 2014. Disponível em: <www.jstor.org/stable/43540343>. Acesso em: 10 jun. 2018.
GOOGLE search. [s.l.], [s.d.]. Disponível em: <https://www.google.com/search?q=rhythm+definition&oq=RHYTHM+DEF&aqs=chrome.1.69i57j0l5.5548j1j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8>. Acesso em: 15 dez. 2018.
GRAMANI, J. E. C. Rítmica. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
HINDEMITH, P. Treinamento Elementar Para Músicos. 3. ed. São Paulo: Ricordi, [s.d].
HUI, Y. On the Synthesis of Social Memories. [s.l.]: Amsterdam University Press, 2017. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/j.ctt1jd94f0.16>. Acesso em: 04 jul. 2018.
LACERDA, M. B. Transformação dos Processos Rítmicos de Offbeat Timing e Cross Rhythm em Dois Gêneros Musicais Tradicionais do Brasil. Opus, [s.l.], v. 11, pp. 208-220, dez. 2005. Disponível em: <https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/529/448>. Acesso em: 12 jun. 2018.
MED, B. Ritmo. 3. ed. Brasília: MusiMed, 1984.
ONLINE Etymology Dictionary. [s.l.], [s.d.]. Disponível em: <https://www.etymonline.com/word/rhythm>. Acesso em: 04 jul. 2018.
ORLOV, H. F. The Temporal Dimensions of Musical Experience. The Musical Quarterly, [s.l.], v. 65, pp. 368-378, jul. 1979. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/741491>. Acesso em: 25 abr. 2018.
ORON, A. Paul Hindemith (Composer). Bach Cantatas Website, 2008. Disponível em: < http://www.bach-cantatas.com/Lib/Hindemith-Paul.htm>. Acesso em: 03 jul. 2018.
POMPEU, S. M. A. A. Elaboração e Aplicação do Teste de Divisão de Atensão em Tarefas Funcionais. São Paulo: USP, 2013.
POZZOLI, E. Guia Teórico-Prático: para o Ensino do Ditado Musical. São Paulo: Ricordi, 1983.
RIBEIRO, A. P.; COELHO, M. P. Medida e Desmedida na Rítmica de José Eduardo Gramani. Música em Perspectiva, [s.l.], v. 4, pp. 108-126, set. 2011.
RIBEIRO, B. G. T.; FIAMINGHI, L. H. Divertimentos de Gramani: uma visão a partir do conceito de timeline, pulso elementar e da rítmica de matriz afro-brasileira. Campinas: XXVII Congresso ANPPOM, 2017.
RIVIÈRE, H. (1993). On Rhythmical Marking in Music. Ethnomusicology, Illinois, v. 37, pp. 243-250, primavera/verão 1993. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/852422>. Acesso em: 13 de maio de 2018.
SCALFARO, A. Dizionario Biografico Degli Italiani. Treccani, [s.l.], v. 85, 2016. Disponível em: <http://www.treccani.it/enciclopedia/ettore-antonio-modesto-pozzoli_(Dizionario-Biografico)/> Acesso em: 30 jun. 2018.
SACHS, C. Rhythm and Tempo: An Introduction. The Musical Quarterly, [s.l.], v. 38, pp. 384-398, jul. 1952. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/739766>. Acesso em: 25 abr. 2018.
SANDRONI, C. Feitiço Decente: Transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Rio de Janeiro: Zahar, [s.d.]. Disponível em: <http://lelivros.love/book/download-feitico-decente-carlos-sandroni-em-epub-mobi-e-pdf/>. Acesso em: 04 jul. 2018.
VIEIRA, E. Diccionario Musical. 2. ed. Lisboa: Lambertini, 1899.
WISNIK, J. M. O Som e o Sentido: Uma outra história das músicas. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Natália Brunelli da Silveira, Marcos Câmara de Castro
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY-NC:
Este trabalho está licenciado sob uma licença CC-BY-NC