A adoção de um currículo interdisciplinar na educação e no estudo das culturas eruditas e populares no contexto brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2020.178044Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Concepção a-histórica, Concepção histórico-dialética, Currículo interdisciplinar, Produção musicalResumo
O texto que se segue analisa as duas concepções de interdisciplinaridade - a concepção a-histórica e a concepção histórico dialética, tanto nas ciências como na educação. Sob essa perspectiva serão avaliados os currículos interdisciplinares com o intuito de minimizar a fragmentação epistemológica instaurada após o cartesianismo. Nesse sentido gestores da educação devem apresentar propostas curriculares interdisciplinares focadas em três dimensões epistemológicas de forma integrada – dimensão ética, cultural e social. Os relatos aqui produzidos estão fundamentados basicamente nos escritos de M. F. Gomes da Silva (2009) e A. C. Lopes e E. Macedo (org) (2005). O texto culmina com a análise de E. Fubini, entre outros musicólogos, apontando o isolamento epistemológico presente na produção musical contemporânea, o que corrobora um fazer musical fragmentado e hiperespecializado, na contramão de um padrão cultural híbrido instaurado na sociedade contemporânea.
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