Aura, gramática da performance e tecnicização: reflexão sobre obra e performance musical a partir dos pensamentos de Walter Benjamin, Nicholas Cook e Walter Wiora
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2022.200637Palavras-chave:
Aura, Reprodutibilidade técnica, Estudos da Performance, Performance musical, Gramática da performanceResumo
Walter Benjamin é um dos mais influentes pensadores sobre o fenômeno artístico no século XX, tendo estabelecido importantes conceitos como aura e reprodutibilidade técnica. Nicholas Cook, por sua vez, é um dos mais importantes membros da chamada Nova Musicologia, que tem refletido sobre o fenômeno da obra musical reificada e a primazia desta sobre a performance musical. Com o intuito de se fazer uma leitura sobre uma história global da música, o musicólogo alemão Walter Wiora propôs a divisão da história em quatro eras, da pré-história à era das grandes inovações tecnológicas e da indústria cultural global. Este trabalho tem por objetivo, refletir sobre a performance musical no âmbito da música de concerto hoje, a partir do estabelecimento de uma relação entre os pensamentos destes três autores. Baseando-se nos Estudos da Performance, propõe-se aqui o entendimento da performance como obra e, a partir disso, uma análise sobre o estado da performance musical a partir da visão benjaminiana da obra na era da reprodutibilidade técnica. Relacionam-se assim a perda da aura benjaminiana na performance musical ao conceito de gramática da performance de Nicholas Cook e à leitura sobre a tecnicização e a artificialização que Walter Wiora faz sobre a música de vanguarda do século XX. Discutida a problemática da performance musical no contexto da obra musical reificada, faz-se, ainda, uma reflexão sobre o papel do músico oriundo de um país colonizado na manutenção dos paradigmas próprios da música de concerto.
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