Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Rev Med (São Paulo). Orientação aos Colaboradores

ISSN (impresso): 0034-8554 
ISSN (online): 1679-9836

Indexada: Lilacs, Latindex

A “Revista de Medicina” desde 2022 publica em fluxo contínuo, anteriormente era bimestral (2018 a 2021), que tem por finalidade a publicação de artigos de profissionais e estudantes de medicina e ciências afins, bem como a exploração de temas importantes para a formação médico-acadêmica.

O artigo deverá atingir um nível de complexidade de forma a atender alunos de graduação de curso superior e pós-graduação stricto e lato sensu.

Para esse fim, sempre que possível, encoraja-se um enfoque fisiopatológico ao texto. Somente serão aceitos artigos de caráter médico-científico. Deseja-se que sejam citadas referências atualizadas, permitindo leituras complementares mais aprofundadas. Artigos de revisão serão aceitos mediante aprovação do Conselho Consultivo.

A partir de 2020 todos artigos aprovados serão publicados em Português e Inglês.

Seções

Editorial: Artigos que apresentam uma introdução sobre o tema da Revista, analisando suas perspectivas atuais. Estes artigos devem ser avaliados pelo Conselho Consultivo que poderá modificá-lo para adequação a esta secção.

Aprendendo: Os artigos dessa seção têm como objetivo frisar temas consagrados da área médica, estimulando o raciocínio clínico desde os primeiros anos da graduação. Estes artigos não visam “copiar” livro-textos, mas sim apresentar tópicos da área médica de maneira clara, objetiva e apresentando dicas que normalmente não se encontram nos livros. Por esse motivo, artigos para o “Aprendendo” devem ter a participação de um profissional médico da área. Esta secção poderá apresentar-se como: Relato de Caso

  • Artigos Médicos: Os artigos para esta seção devem ser inéditos e destinar-se exclusivamente à Revista de Medicina.

    Os artigos publicados são de propriedade da Revista, sendo vedada a reprodução total ou parcial em outros periódicos, bem como a tradução para outros idiomas sem a autorização do Corpo Editorial da Revista. Todos os artigos submetidos à apreciação do Corpo Editorial deverão ser acompanhados de uma declaração de transferência de direitos autorais, assinados por todos os autores. No caso da não aprovação de um artigo pelo Corpo Editorial, esse será devolvido aos autores.

A Revista de Medicina não se responsabiliza pelos conceitos e opiniões emitidos nos artigos, sendo esses de exclusiva responsabilidade dos autores. Daremos preferência aos artigos escritos pelos estudantes de medicina, contudo sempre deve haver um professor responsável por cada artigo.

Carreira e Educação Médica: Artigos com o objetivo de ajudar na formação do médico, durante a graduação e os anos de residência, apresentando informações sobre diferentes especialidades médicas, cursos e congressos, com o objetivo de ajudar o estudante a escolher sua futura carreira. Os artigos sobre especialidades devem ter a co-autoria de um profissional da área. Nessa secção também pode-se incluir uma entrevista com um médico ou professor da faculdade.

Cartas: Espaço reservado à publicação de opiniões e críticas de edições anteriores da Revista ou que sejam relevantes para os estudantes de medicina. As cartas devem ser submetidas no Portal. 

Seleção dos Artigos

Os artigos aceitos pelo Corpo Editorial serão encaminhados a um membro do Conselho Consultivo. Este designará relatores responsáveis pela avaliação dos artigos. O autor permanecerá anônimo perante o Conselho Consultivo e relatores, e estes permanecerão anônimos perante o autor. Caso o artigo não seja aprovado pelo Conselho Consultivo, os autores serão comunicados desta decisão. O Corpo Editorial se reserva o direito de realizar adaptações ao estilo da Revista e corrigir eventuais erros gramaticais, de grafia, de digitação, de normalização bibliográfica, nos unitermos e key words, sem alterações no conteúdo dos artigos.

 

Toda matéria relacionada à investigação humana e à pesquisa animal deve ter aprovação prévia da Comissão de Ética da Instituição onde o trabalho foi realizado, de acordo com as recomendações da Declaração de Helsinque (1964 e suas versões posteriores de 1965, 1983 e 1989), as Normas Internacionais de Proteção aos Animais e a Resolução nº 196/96 do Conselho Nacional de Saúde sobre pesquisa envolvendo seres humanos.

 

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS

Os artigos devem apresentar de 5 a 20 páginas digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5 cm, preservando 2,5 cm nas margens direita e superior e 2,5 cm nas margens esquerda e inferior (conforme normas da ABNT), com recuo nos parágrafos de 1 cm.

 

O manuscrito deve estar em formato Microsoft Word, as ilustrações: Tabelas e Gráficos em formato Excell e as Figuras no formato JPEG com 300 dpi (inseridas no texto próximas onde são citadas e também anexar no portal em arquivos separados do texto).

 

Estes arquivos devem ser enviados ao Corpo Editorial através da submissão online no Portal de Revistas da USP: http://revistas.usp.br/revistadc

 

Após fazer as alterações sugeridas pelo Conselho Consultivo e pelo Corpo Editorial, o autor deve enviar o arquivo contendo o artigo completo finalizado e as figuras, as tabelas e os gráficos também em arquivos separados do texto. Todos os arquivos devem estar formatados segundo as exigências previamente citadas. O arquivo deve estar claramente identificado e marcado com o nome do autor, o título do trabalho e a data de envio. Siga as instruções gerais de estilo e de referências, contidas abaixo. 

 

Ilustrações e Tabelas serão manuseadas de modo convencional, entretanto as legendas devem ser incluídas no texto e no arquivo separado. Caracteres não-standard (letras gregas, símbolos matemáticos, etc) devem ser codificados no texto. Faça uma lista de tais caracteres e dos códigos usados. Pede-se que as figuras sejam gravadas com resolução gráfica mínima de 300 dpi. Caso o autor envie tais arquivos em resolução inferior à solicitada, a Revista de Medicina não se responsabiliza se as imagens apresentarem baixa resolução na apresentação final do artigo.

 

Na página de rosto do original devem constar:

  • título do artigo elaborado de forma clara e concisa (português); 
  • versão do título em inglês;
  • nome completo dos autores, afiliação, Número do registro ORCID de todos autores e e-mail de todos os autores;
  • instituição na qual o trabalho foi realizado;
  • referência à publicação do trabalho em evento, indicando local e data de realização;
  • Indicar o nome do autor responsável pela publicação, endereço completo e e-mail;
  • Resumo em português e palavras-chave;
  • Abstract em inglês e Keywords.

 

Resumo/Abstract

Todo artigo deve apresentar dois resumos: um em português e outro em inglês. Os resumos devem ter no máximo 300 palavras. O resumo deve:

  • indicar o objetivo do trabalho;
  • descrever de forma concisa os métodos e técnicas, quando novos, nomear princípios básicos, tipos de operação e grau de exatidão;
  • relacionar os resultados em ordem lógica, usando o verbo no passado;
  • discutir a compatibilidade ou não entre resultados obtidos e as investigações anteriores; 
  • usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular;
  • evitar as locuções “o autor descreve”, “neste artigo”, “o autor expõe”; 
  • não adjetivar;
  • não usar parágrafos.

 

Descritores/Keywords

Devem indicar de 3 a 8, estar em português e em inglês e de acordo com as metodologias:

  • DeCS - Descritores em Ciências da Saúde. Metodologia LILACS – Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde;
  • MESH – Medical Subject Heading da National Library of Medicine.

 

Estrutura formal

Introdução: Estabelecer objetivo do trabalho embasado em bibliografia, relacionando a outros trabalhos publicados anteriormente, esclarecendo o estado atual em que se encontra o problema investigado.

 

Material e Métodos ou Casuística e Métodos (quando a pesquisa envolve seres humanos): descrever procedimentos, apresentar as variáveis incluídas na pesquisa, determinar e caracterizar a população e a amostra, detalhar técnicas e equipamentos novos, indicar quantidades exatas, referenciar os métodos e técnicas utilizadas (incluindo métodos estatísticos).

 

Resultados: Exposição factual da observação, apresentados na seqüência lógica do texto e apoiados por gráficos e tabelas.

 

Discussão: Apresentar os dados obtidos e resultados alcançados, estabelecer a compatibilidade ou não com os resultados anteriores de outros autores. As comunicações pessoais ou publicações de caráter restrito devem ser evitadas como provas de argumentos.

 

Conclusões: Apresentar as deduções lógicas fundamentais nos resultados e na discussão. As conclusões podem ser apresentadas na Discussão.

 

Agradecimentos (opcionais): devem ser breves, dirigidos a pessoas e Instituições que contribuíram para a elaboração do trabalho.

 

Participação dos autortes no texto: especificar qual foi a contribuição de cada autor no texto.

 

Referências (estilo VANCOUVER)

Numerar as citações das referências no texto usando o sistema numérico (sobrescrito, sem parênteses) de acordo com o aparecimento no texto, consecutivamente.

  • Abreviar os títulos dos periódicos de acordo com o List of Journals Indexed in Index Medicus - http://www.nlm.nih.gov/tsd/serials/lji.html.
     
  • Seguir Estilo de Vancouver “Requisitos Uniformes para Originais Submetidos a Revistas Médicas” - http://www.icmje.org/index.html.
     
  • Indicar o número DOI (Digital Object Identifier) dos artigos citados quando constar, caso não conste indique o endereço eletrônico.

 

Apresentar as Referências de acordo com as Normas “Estilo Vancouver, seguir os exemplos:

 

Livros e outras monografias

Pastore AR, Cerri GG. Ultra-sonografia: ginecologia, obstetrícia. São Paulo: Sarvier; 1997.

 

Capítulo de Livros

Ribeiro RM, Haddad JM, Rossi P. Imagenologia em uroginecologia. In: Girão MBC, Lima GR, Baracat EC. Cirurgia vaginal em uroginecologia. 2a ed. São Paulo: Artes Médicas; 2002. p.41-7.

 

Artigo de Periódico
Almeida MFP, Farias TC, Lisboa JBRM. Complicações do uso de haste intramedular bloqueada no tratamento de fraturas de fêmur. Rev Med (São Paulo). 2012;91(4):267-71. doi: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v91i4p267-271.

Almeida MFP, Farias TC, Lisboa JBRM. Complicações do uso de haste intramedular bloqueada no tratamento de fraturas de fêmur. Rev Med (São Paulo). 2012;91(4):267-71. doi: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v91i4p267-271. 

Touret F, de Lamballerie X. Of chloroquine and COVID-19. Antiviral Res. 2020;177:104762. doi: 10.1016/j.antiviral.2020.104762.

Korean Society of Infectious Diseases and Korea Centers for Disease Control and Prevention. Analysis on 54 mortality cases of coronavirus disease 2019 in the Republic of Korea from january 19 to march 10, 2020. J Korean Med Sci. 2020 Mar 30;35(12):e132. doi: 10.3346/jkms.2020.35.e13.

 

Dissertações e Teses

Janaudis MA. A música como instrumento de reflexão para o estudante de medicina [doutorado]. São Paulo: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5169/tde-20052011-175337/pt-br.php.

Borges IBP. O uso da atorvastatina é seguro em pacientes com miopatias autoimunes sistêmicas? Estudo prospectivo, duplo cego, randomizado e controlado [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; 2019. doi: https://doi.org/10.11606/D.5.2019.tde-14112019-165317.

 

Eventos - Considerados no todo

7th World Congress on Medical Informatics; 1992 Sep 6-10; Geneva, Switzerland. Amsterdam: North-Holland; 1992. p.1561-5.

 

Eventos - Considerados em parte

Yacubian J, Campi CC, Pires CC, Ometto M, Cerri GG, Gattaz WF. Phospholipid metbolism in frontal lobe of schizophrenia patients. In: APA 2000 - Annual Meeting. American Psychiatric Association. “The doctor-patient-relationship”; 2000 May 13-18; Chicago, Ill. Abstracts. Chicago: APA; 2000. p.145, NR327.

 

Material Eletrônico

Morse SS. Factors in the emergence of infections diseases. Emerg Infect Dis [cited 2011 July 12]. Available from: http://www.cdc.gov/oncidod/EID/eid.htm.

CDI, clinical dermatology illustrated [monograph on CD-ROM], Reeves JRT, Maibach H. CMEA Multimedia Group, producers. 2nd ed. Version 2.0. Sand Diego: CMEA; 1995.

 

Normas Completas poderão ser consultadas

“Estilo Vancouver” – Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals (Requisitos uniformes para originais submetidos a revistas médicas).
· Ann Intern Med. 1997;126:36-47.
· N Engl J Med. 1991;324:424-8.
· Folha Médica. 2000;119 (2):9-21.
· http://www.icmje.org/index.html
· http://www.cma.ca/mwc/uniform.html

A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores.

 

Citação no texto

As referências são representadas no texto pelo número índice - sobrescrito, sem parênteses - e, apenas em casos especiais, é acrescido o nome do autor.
Exemplo: Gown10.

 

Tabelas

Devem ser digitadas e apresentadas em folhas à parte, numeradas consecutivamente em algarismos arábicos na ordem em que forem citadas no texto. Evitar linhas verticais e inclinadas. A entidade responsável pelo levantamento de dados deve ser indicada no rodapé da tabela.

 

Imagens

Todas as ilustrações, fotografias, desenhos, slides, gráficos, etc. devem ser numerados consecutivamente em algarismos arábicos na ordem em que forem citados no texto, identificados com a legenda e título do trabalho. As legendas devem ser apresentadas em folha à parte, de forma breve e clara. Devem ser enviadas separadas do texto, formato JPEG, com 300 dpi de resolução.


Os artigos devem ser submetidos online através do site: http://revistas.usp.br/revistadc

 

Revista de Medicina
Departamento Científico
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Av. Dr. Arnaldo, 455 - Subsolo
01246-903 São Paulo, SP
Tel.: (011) 2661-7703  - Secretaria Executiva da Revista  (Suely)

e-mail: revistademedicina@fm.usp.br
http://www.revistas.usp.br/revistadc (Portal de Revistas da USP)

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O texto está em espaço 1,5; Times New Roman, usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas (Fonte Times New Roman, fonte 10) estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • Check list inicial para submissão:  Artigos Originais  Artigos de Revisão  Relatos de Experiência  Relato de casos  Editorial (somente de convidados) Resumo e Abstract: Estruturado Português e Inglês: 1.200 caracteres (sem espaço) Palavras-chave e Keywords: Indicar no mínimo 3 e máximo de 8 (Descritores/Keywords - de acordo com o DeCS ou MeSH). Texto dos artigos: utilizar fonte Times New Roman. Espaço do texto: 1,5. Parágrafo: recuo de 1 cm. Obs.: Não colocar espaço antes e depois de cada parágrafo. Autores: • Cadastrar todos os autores no link da submissão do seu artigo em Contribuidores; incluir: Nome completo (1º campo: Ex.- João da Silva; 2º Campo: somente o último sobrenome), E-mail, Instituição, URL Lattes e ORCID – obrigatório (www.orcid.org). Antes de finalizar a submissão. Página de rosto do artigo completo deve conter nesta ordem (e deve ser anexada na primeira página do arquivo completo de seu artigo): •  Título em Português;  Título em Inglês;  Título condensado em Português e Inglês;  Nome completo dos autores; sequencial: Autor1, Autor2, Autor3, etc.  Instituições as quais os autores estão vinculados;  ORCID;  E-mail. •  Referência ao trabalho como parte integrante de dissertação, tese ou projeto (se for o caso);  Referência à apresentação do trabalho em eventos (indicando nome do evento, local e data de realização – se for o caso);  Endereço completo para correspondência do autor principal.  Texto do artigo completo: Página de rosto; Introdução, Objetivo, Método, Resultados, Discussão, Conclusões ou Considerações finais;  Referências.  Informar qual foi a participação de cada autor no texto (colocar antes das referências; Nome do autor e a participação de cada um).  Anexar também um arquivo em cópia cega (sem identificação) do artigo com: Título (português e inglês); Resumo e palavras-chave; Abstract e Keywords; Introdução, Objetivo, Método, Resultados, Discussão, Conclusão, Referências.  Anexar o manuscrito com todas as informações mencionadas acima e uma versão do Manuscrito em cópia cega.  Elementos gráficos: Podem ser figuras, quadros, gráficos, tabelas com seus respectivos títulos e legendas.  Devem vir anexadas no texto (próximos de onde estão citados) e anexados também separadamente em outros documentos (tabelas, quadro e gráficos – word ou excel); imagens (JPEG).  Referências e Citações no texto:  Citações no texto: observar as normas da revista (Vancouver), ordem numérica de acordo com o aparecimento no texto. Colocar os números das referências citadas sobrescrito.  Referências - observar as recomendações das Normas de Vancouver, conforme diretrizes de autores disponíveis no site da revista. Incluir o número DOI de cada artigo. Anexar na submissão:  Declaração de responsabilidade, de conflitos de interesse e de autoria do artigo, assinada por todos os autores. Os autores devem declarar a existência ou não de eventuais conflitos de interesse (profissionais, financeiros e benefícios diretos e indiretos) que possam influenciar os resultados da pesquisa. Os autores também devem assumir a autoridade pelo conteúdo do manuscrito.  Declaração de transferência de direitos autorais (copyright): Os autores devem declarar que caso o artigo venha a ser aceito para publicação estes transferem os direitos autorais para a Revista de Medicina. Deve constar na declaração os nomes completos dos autores acompanhado das assinaturas e do número do CPF.  Comprovante de aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) para artigos originais e relatos de casos que mencionam pacientes ou animais.  A partir de 2020 todos os artigos aprovados para publicação na Revista de Medicina serão publicados nos dois idiomas português e inglês. A tradução ficará sob a responsabilidade dos autores. Essa iniciativa visa a internacionalização da Revista e solicitação de indexação em outras bases de dados (A Revista vai encaminhar uma lista com sugestões de tradutores).  A Revista de Medicina não cobra taxa de submissão.  Todos os artigos aprovados no check list inicial os textos são incluídos no iThenticate para verificação do índice de similaridade com outros artigos.  Os artigos aprovados na submissão inicial (check list), são encaminhados ao Editor e todos são encaminhados para Especialistas para Avaliação (Revisores).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.