Análise das experiências em iniciações científicas de estudantes de medicina do Campus São Paulo/UNIFESP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i4p326-334

Palavras-chave:

Pesquisa, Ciência, Narrativa, Estudante, Medicina

Resumo

Iniciações científicas são o primeiro contato dos estudantes de medicina com a pesquisa e são centrais no desenvolvimento do pensamento crítico e de habilidades pessoais, apesar de dificuldades como falta de tempo e de orientação apropriada. Os objetivos foram analisar as experiências que estudantes de medicina Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) tiveram com seus projetos de iniciação científica e identificar aspectos positivos e negativos desse programa nesta universidade. Estudantes de medicina da Unifesp de todos os anos foram convidados a escrever anonimamente, utilizando a plataforma online RedCap, um relato sobre suas experiências com projetos de iniciação científica. Os textos foram lidos e divididos em categorias relativas a experiência geral e em subcategorias relativas aos benefícios, dificuldades e motivações presentes nos relatos. Foram analisadas 71 respostas, sendo que 60 relataram uma boa experiência em seus projetos e 11, uma experiência ruim. Os principais benefícios citados foram contato com o método científico e desenvolvimento pessoal. As principais dificuldades foram um relacionamento conflituoso com o orientador e a falta de tempo. As principais motivações foram o contato com uma área de interesse e o enriquecimento curricular. Desenvolver um projeto permite praticar o método científico, estimula o pensamento crítico e a melhoria de habilidades pessoais, como trabalho em equipe e gerenciamento de tempo. Um bom relacionamento com o orientador é importante, uma vez que os estudantes, devido à falta de experiência, não têm a capacidade de conduzir as pesquisas sozinhos. Conciliar os projetos com a graduação é uma dificuldade, gerando a discussão de como as faculdades de medicina poderiam incorporar a iniciação científica no currículo oficial. A motivação pelo enriquecimento curricular mostra preocupação com o processo de seleção para a residência médica, podendo criar um sentimento de obrigatoriedade de engajamento em pesquisa, gerando decepção com o meio acadêmico e resultados pouco significativos.

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Biografia do Autor

  • Lucas Henrique Pereira, Universidade Federal de São Paulo - UNIFES`P

    II International Congresso of Health Science, 2019, Unimontes (Montes Claros-MG). VI Academic Congresso of Unifesp – Science and University: Tranformations for the Society, 2020, São Paulo-SP.
    Medical student. Universidade Federal de São Paulo /UNIFESP.

  • Mariana Cabral Schveitzer, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

    Associate Research Professor. Department of Preventive Medicine. Universidade Federal de São Paulo /Escola Paulista de Medicina - UNIFESP/ EPM.

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Publicado

2020-08-28

Edição

Seção

Artigos/Articles

Como Citar

Análise das experiências em iniciações científicas de estudantes de medicina do Campus São Paulo/UNIFESP. (2020). Revista De Medicina, 99(4), 326-334. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i4p326-334